Para celebrar o regresso da presente temporada da Companhia Nacional de Bailado, entre os dias 17 e 26 de Outubro, o Teatro Camões, já reconhecida casa da Companhia, recebe a estreia mundial da mais recente obra coreográfica de Rui Lopes Graça, Tempestades.

No seguimento de um programa dedicado, por excelência, à obra da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, o espetáculo Tempestades, resultado da união do coreógrafo ao reconhecido maestro fundador da Orquestra da Câmara Portuguesa Pedro Carneiro, ganha vida no movimento de origem alemã nas décadas de sessenta e setenta do século XVIII, Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto).

Desta forma, e através do corpo da CNB, a obra Tempestades transporta consigo uma luta contra o racionalismo das ideias iluministas e a rigidez do Neoclassicismo francês ao exaltar e explorar a emoção, a irracionalidade, a espontaneidade e o instinto humano mais primitivo: A aqui presente ideia de um romantismo levado ao extremo torna-se explícita pelo impacto daquele que ficou, na época, reconhecido como efeito Werther, na sequência do lançamento, em 1774, da obra ‘’Os sofrimentos do jovem Werther’’, do escritor alemão Goethe.

cnb_tempestades_detalhe_v01

A música, excertos da obra de Franz Joseph Haydn sob interpretação da OCP (Orquestra de Câmara Portuguesa) e direção de Pedro Carneiro, alia-se a este turbilhão emocional e assume-se o condutor deste regresso a um movimento explosivo e orgânico. Os figurinos da obra são mérito de Mariana Sá Nogueira e o desenho de luz de Nuno Meira.

Os bilhetes estão, desde já, disponíveis para venda e os preços variam entre os cinco e os vinte e cinco euros.

 No dia 16 de Outubro, pelas 21h, a CNB, em parceria com a EDP possibilita ainda que qualquer cidadão assista ao Ensaio Solidário (Ensaio Geral da peça a estrear), sendo que o valor do bilhete (Doze euros) reverte para uma instituição de solidariedade, neste caso a ATACA –Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana.

Datas de espetáculos:

– Dias 17, 18, 23, 24 e 25 de outubro de 2014, às 21h00;

– Dias 19 e 26 de outubro de 2014, às 16h00;

– Dia 22 de outubro de 2014, às 15h00 (espetáculo para Escolas).