Quando o primeiro volume de As Crónicas de Gelo e Fogo foram lançadas em 1996, praticamente ninguém desconfiava do impacto que esta série literária iria ter no mundo. Com a chegada da série televisiva, em 2011, o impacto foi ainda maior, criando uma legião de milhões de fãs pelo mundo, desejosos por saber como tamanha história complexa se vai desenrolar. E, sejamos francos, George R. R. Martin soube criar uma história forte, com personagens empolgantes, cenários tanto fantasiosos como realistas e uma intriga e um mistério tais que conseguiu fazer prender cada fã aos livros/televisão.

Game of Thrones - Characters

Contudo, apesar do imenso sucesso que foi catapultado pela série, levando a que fosse não apenas uma das séries mais vistas como também das mais pirateadas, os fãs mais antigos dos livros já vêm delirando com tamanho brilhantismo literário, adorando cada uma das personagens como se fossem reais e esperando com hercúlea paciência o desenrolar da história. E enquanto os restantes livros não são lançados, os fãs mais adictos discutem os mais possíveis caminhos pelos quais a história poderá percorrer, deixando-se imergir nos mistérios crescentes e criando um sem-número de teorias mirabolantes de forma a adivinhar qual será o desfecho deste fenómeno literário.

E porque há imensa criatividade e devoção nestas teorias, decidimos escolher as nossas dez favoritas e apresentar-tas. Este é o top 10 das teorias dos fãs sobre As Crónicas de Gelo e Fogo.

Atenção: este artigo contém spoilers para quem ainda não leu os livros.

Nº10 – Varys é uma criatura marinha

Lord Varys

Como primeira entrada nesta lista, escolhemos a teoria mais bizarra que encontrámos. E apesar de ser um tanto descabida, acreditamos que possa vir a ter algum fundamento. Todos os que veem/leem a história sabem perfeitamente quem é Lorde Varys: um eunuco, conselheiro da corte, com vários dos seus “passarinhos” por aí a escutar tudo. O que parece ainda incerto é a verdadeira lealdade de tamanha misteriosa personagem. No entanto, uma fã teorizou que Varys poderá ser leal ao rei das sereias. Sim, tais seres ainda não apareceram, mas isso não invalida o facto de existirem, uma vez que já foram referidos em várias partes dos livros.

As evidências para esta teoria estão nos vários aspetos descritivos acerca de Varys, assim com a forma como ele fala e age com as pessoas. A mesma fã que defende esta teoria compilou uma série de pontos que dão reforço à mesma, acabando por envolver o Magíster Illyrio Mopatis e o próprio Lorde Petyr Baelish, o Mindinho. Alguns desses pontos:

1 – Varys e Illyrio são descritos como tendo um tamanho anormalmente largo, enquanto se deslocam de uma forma leve. Isto poderá aludir a uma força pouco comum em humanos normais.

2 – Varys é também descrito como tendo um sorriso viscoso, muito peculiar, e que praticamente nunca mostra os dentes, talvez indicando que os mesmos são diferentes dos de um humano.

3 – Tanto Varys como Illyrio associam os humanos a “passarinhos”.

4 – Quando Tyrion Lannister ameaçou lançar Varys ao rio, este declarou que Tyrion poderia “ficar desapontado com o resultado”.

5 – O Mindinho poderá ser o rei das sereias, e tal é fundamentado com vários argumentos: Baelish afirma ter Varys sob o seu controlo; um dos seus navios chama-se “The Merling King” (nome dado na versão original dos livros); a posse do Mindinho do Ninho da Águia poderá não ter sido obra do acaso: tanto Varys como Illyrio mostram interesse nos dragões de Daenerys, talvez contando que as criaturas aladas usarão o seu fogo para derreter o gelo do Norte (até mesmo a imponente Muralha) e provocar uma enorme subida das marés, inundando grande parte do mundo e aumentando o domínio do povo das criaturas do mar. E sendo que o Ninho da Águia é um dos pontos mais altos do mundo, isso faria de Petyr Baelish o rei das sereias.

Nº9 – Cara-Malhada é um servo do Deus Afogado

Patchface

Para quem não está a ver de quem se trata esta personagem, ele é o bobo que acompanha a jovem Shireen, filha de Stannis Baratheon. Não tão elaborada como a anterior, esta teoria assenta no facto de que segundo a história desta personagem, contada no prólogo de A Fúria dos Réis, Cara-Malhada quase se afogou no naufrágio que matou Steffon Baratheon, o pai de Stannis. E a evidência que suporta esta teoria está no facto de que os acólitos do Deus Afogado, divindade adorada nas Ilhas de Ferro, são afogados e ressuscitados, tal como supostamente aconteceu com Cara-Malhada.

Outra evidência está nas suas falas aparentemente tresloucadas, normalmente associadas aos desvarios de um homem insano. No entanto, é bem provável que as suas rimas poderiam já ter profetizado alguns dos acontecimentos mais marcantes da história, incluindo o famoso Casamento Vermelho. Além disso, Melissandre vê no bobo uma criatura perigosa e uma ameaça, já que para ela, qualquer servidor de outro deus que não R’hllor é um inimigo.

Nº8 – Bran Stark é um viajante no tempo

Bran Stark

Todos os fãs conhecem o momento (tanto na série como nos livros) em que o jovem Brandon Stark, filho de Eddard e Catelyn Stark, apanha por acidente os gémeos Cercei e Jaime Lannister num momento mais intimo. Todos nós nos recordamos do momento em que Jaime pronuncia as palavras “As coisas que eu faço por amor” antes de lançar o rapazinho pela janela, esperando matá-lo. A queda não o mata mas o deixa num estado em que não mais poderá andar.

Agora imaginem que Jaime não atirou o pobre do rapaz por iniciativa própria mas foi impelido a tal, devido a uma possessão feita por um Bran do futuro. Exactamente. Segundo uma teoria colocada no Reddit, o Bran do futuro terá vivido numa Westeros completamente dizimada, e usando a sua capacidade de ver o passado (algo que o Bran original descobriu em A Dança dos Dragões), ele foi capaz de descobrir uma forma de alterar aquele futuro, localizando o ponto onde as duas realidades se separam: exatamente o momento em que o rapaz apanha Cercei e Jaime. Então, usando a sua capacidade de controlar pessoas e animais, o Bran do futuro terá feito Jaime empurrar o rapaz pela janela, iniciando uma cadeia alternativa de acontecimentos.

Esta é talvez a teoria menos convincente desta lista, uma vez que a ideia de viagens no tempo tornaria a história original menos interessante e algo rebuscada. Mas já que estamos a falar em viagens no tempo, há uma outra personagem que os fãs parecem querer que esteja envolvida.

Nº7 – Daenerys é uma viajante no tempo

Daenerys Targaryen

Talvez possam estar lembrados de Quaithe, uma misteriosa mulher mascarada que se encontra com a Mãe dos Dragões em Qarth e começa a despejar-lhe uma estranha ladainha que Daenerys não compreende a princípio. O mistério em redor desta personagem é tal que houve já quem teorizasse que Quaithe é a própria Daenerys vinda do futuro para a avisar dos perigos que ainda irá enfrentar.

O momento mais marcante do encontro entre estas duas personagens envolve uma mensagem enigmática que a mulher mascarada profere a kaleesi: “Para ir para Norte, deveis viajar para Sul. Para ir em frente, deveis voltar para trás, e para tocar na luz, tendes de passar sob a sombra”. Se decidirmos inserir as palavras “no tempo” depois de “para trás” é bem provável que possa aludir a esta teoria. Além disso, quando Quaithe toca no pulso de Daenerys, esta sente um formigueiro, algo que poderia ser considerado como um “paradoxo temporal” que acontece quando uma pessoa de uma época toca na sua contraparte de um tempo diferente.

Mesmo assim, tal como na teoria anterior, o facto de Quaithe ser a Daenerys do futuro torna tudo menos interessante e ainda mais complicado de acompanhar. Além disso, tal como no Nº8, as evidências que suportam esta teoria ainda não são muito fortes.

Nº6 – Roose Bolton é imortal e muda a sua pele

Roose Bolton

Esta teoria é bastante interessante. Segundo um fã, Roose Bolton, o Lorde do Forte do Pavor, é um vampiro que muda a sua pele e aparência. Uma das evidências aponta para o seu estandarte, que mostra um homem de cabeça para baixo e completamente esfolado. Somente este facto não justifica a teoria, mas há outros aspetos que poderão dar-lhe peso.

Roose Bolton é descrito como se usasse uma máscara, apenas movendo os seus olhos, que são de uma cor pálida e fria (talvez indicando que ele poderá ser um dos Outros) e até mesmo o próprio Cheirete (Theon Greyjoy) nota que Bolton parece não mostrar sinais de envelhecimento. Além disso, o Forte do Pavor fica perto de Braavos, onde os Homens Sem Rosto já demonstraram que é possível remover os rostos de outras pessoas e usá-los como seus, e os Boltons poderão ter descoberto esse segredo num passado longínquo. Não é uma má teoria, e tem fortes bases que a suportam, por isso é bem provável que um dia vejamos Roose Bolton mostrar o seu verdadeiro rosto.

Nº5 – Howland Reed é o Alto Septão

Howland Reed

O pai dos jovens Jojen e Meera Reed pode ainda não ter dado a cara nos livros, mas isso não impediu que os fãs começassem a teorizar que ele poderá ser na realidade o Alto Septão.

Como já sabemos, Howland Reed foi um dos maiores aliados de Eddard Stark e a única pessoa viva que esteve com Ned na morte de Lyanna Stark. É descrito como sendo um homem pequeno e com pés deformados, tal como os cranogmanos, apesar de Meera o descrever como um homem que já foi forte e possante nos seus tempos de juventude.

Esta teoria pode não parecer muito forte, mas tendo em conta a grande importância que esta personagem tem para a história, aliando às várias evidências suportadas pelos fãs, esta bem que poderia vir a ser uma grande revelação. Uma das evidências está no facto de que Howland levou a que Cercei permitisse que ele reformasse a Fé Militante e os Pobres Coitados, acabando por possuir um exército com que rivalizar com os Lannisters. Além disso, o facto de se ter recusado a abençoar Tommen como o rei (talvez por saber quem é o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro) tornam a teoria mais forte.

Nº4 – Tyrion Lannister é secretamente um Targaryen

Tyrion Lannister

Tyrion é praticamente a personagem favorita da maior parte dos fãs de As Crónicas de Gelo e Fogo, talvez pela sua atitude tão diferente dos restantes membros da sua família. E isso talvez seja porque ele não é 100% Lannister, mas meio Targaryen.

Esta poderá ser uma teoria duvidosa, mas já todos sabemos o quão subtis são as pistas que Martin coloca nos seus livros, e não tardou para que fãs começassem a reunir peças de narração e diálogo e chegar a esta mirabolante conclusão. Em primeiro lugar, todos os Targaryen são descritos como tendo cabelo branco, enquanto os Lannister o possuem dourado. Tyrion por sua vez tem-no quase branco. Há também o facto de que Tyrion tem um olho verde e outro escuro que é quase negro (talvez resvalando para o púrpura, a cor dos olhos dos Targaryen).

É do nosso conhecimento que Tywin Lannister foi a Mão do Rei Aerys Targaryen, e que este estava interessado em Joanna Lannister, esposa de Tywin. Portanto, seria provável que Aerys e Joanna tivessem tido um relacionamento mais íntimo, longe dos olhares de Tywin. E aliando ao facto de que o pai odeia Tyrion por Joanna ter morrido ao dar à luz, isso poderá ser uma evidência que tornaria a teoria mais plausível.

Além disso, lembram-se do que Tywin disse ao filho em A Fúria dos Reis? “As leis dos homens dão-te o direito de usares o meu nome e exibires as minhas cores, uma vez que não posso provar que não és meu filho”. Muito suspeito.

Nº3 – Quem é Azor Ahai?

Azor Ahai

Antes de mais, Azor Ahai foi um herói lendário que usava uma espada flamejante chamada Luminífera. Uma profecia dita que Azor Ahai vai voltar, enviado pelo deus R’hllor, depois de um longo verão, quando as trevas frias cobrirem o mundo. Na história, Melissandre, a Mulher Vermelha e sacerdotisa de R’hllor, acredita que Stannis Baratheon é o guerreiro lendário; contudo, mesmo este empunhando uma espada semelhante à Luminífera, nem todos estão convencidos que ele é o guerreiro lendário renascido.

As teorias não apontam uma outra pessoa como sendo Azor Ahai renascido, mas várias. O Meistre Aemon, por exemplo, acredita puramente que Daenerys é o herói profetizado. Mesmo sabendo que a profecia se refere a um príncipe, o facto de a mesma ter sido originalmente criada por dragões, que no universo de Martin não são nem macho nem fêmea, torna a identidade do herói lendário mais ambígua.

Jon Snow também é um possível candidato a detentor do título de Azor Ahai. Quando Melissandre procura no fogo pelo lendário herói, apenas vê coisas relacionadas com Jon ou neve. Além disso, Jon teve já um sonho em que enfrentava os Outros com uma espada vermelha a flamejar na sua mão. Outra evidência para esta teoria está no facto de que Jon escolheu o seu dever na Patrulha da Noite ao invés do seu amor por Ygritte, causando assim a sua morte, o que poderá aludir para o facto de que Azor Ahai também sacrificou o seu amor por uma mulher chamada Nissa Nissa para completar a Luminífera.

Tanto Dany como Jon são os candidatos mais fortes para se tornarem na realidade o herói lendário profetizado, apesar de ambos parecerem ser muito diferentes um do outro. Contudo, há uma outra teoria, que faz com que tanto Dany como Jon tenham muito mais em comum do que o que se pensa.

Nº2 – R+L=J

Jon Snow

Esta é a teoria mais famosa de todas. Toda a gente conhece Jon Snow como o bastardo de Ned Stark. Contudo, praticamente nada sabemos da mãe, de quem Ned sempre se recusou a falar. Mesmo assim, já todos conhecemos o estilo subtil de escrita de Martin, e custa-nos a acreditar que Jon é apenas um rapaz fruto de uma relação entre talvez o único homem honrado na história e uma simples mulher de quem não sabemos o nome. Por isso, os fãs juntaram todas as pistas e chegaram a esta brilhante teoria.

Como todos sabemos, Ned Stark e Robert Baratheon entraram em guerra com o príncipe Rhaegar Targaryen por este ter raptado Lyanna Stark, irmã de Ned e a mulher que iria desposar Robert. O clímax desta guerra envolveu Robert matando Rhaegar, enquanto Ned se dirigia à torre onde Lyanna estaria como prisioneira, encontrando-a numa “cama de sangue” e à beira da morte. As suas últimas palavras foram “promete-me, Ned”, palavras que Ned se lembra muitas vezes durante o primeiro livro mas que nunca especificam qual foi a promessa que ele lhe fez.

Ora, tudo isto já é bastante suspeito. Nada garantia que Rhaegar tivesse raptado Lyanna para a magoar. Na verdade, esta teoria sugere que Rhaegar amava Lyanna, e que esse amor podia ser recíproco. Por isso, a “cama de sangue” muitas vezes referida poderá não indicar que ela tivesse sido morta pelo príncipe, mas que tivesse dado à luz o seu filho, que Ned mais tarde acolheria como seu e chamaria Jon Snow. Esta teoria tornou-se tão famosa que os fãs passaram a chamá-la de R+L=J (Rhaegar + Lyanna = Jon).

Há várias evidências que suportam esta teoria. Daenerys tem uma visão da flor favorita de Lyanna a desabrochar num muro de gelo (Jon na Muralha). Ned diz que viveu uma mentira durante 14 anos (a mesma idade de Jon no início da história). E Ned sempre considerou Jon como seu sangue, em vez de ser seu filho. Além disso, é sabido que o quarto onde Lyanna se encontrava estava guardado pela Guarda Real, que teria estado ali para proteger sangue real, aludindo ao filho de Rhaegar. E isso poderá fazer com que Jon seja o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro.

Esta é talvez a teoria mais forte desta lista. Contudo, há uma outra que anda a circular pela Internet que, se se confirmar como sendo verdadeira, poderá vir a ser uma revelação tão ou mais bombástica que esta.

Nº1 – As Três Cabeças do Dragão

Casa Targaryen

É sabido que Aegon Targaryen, filho de Rhaegar e sobrinho de Daenerys, está vivo e de boa saúde e planeia conquistar Westeros. Contudo, quando Dany visitou a Casa dos Imorredouros, em Qarth, a visão de Rhaegar disse-lhe que “o dragão tem três cabeças”. Ora, isto já levou a várias teorias que especulam quem serão essas três cabeças, e fãs acreditam que Westeros será governado por três Targaryens.

Supondo que Dany poderá ser uma das cabeças do dragão, e Aegon outra, a pergunta que se impõe é: quem é a terceira? Esta teoria vem suportada por outras cuja veracidade a poderão ou não dar peso. Caso Tyrion seja realmente um Targaryen, poderá ser ele o terceiro elemento. Jon Snow também é um possível candidato. Se ele for mesmo filho de Lyanna e Rhaegar, isso torná-lo-ia na terceira cabeça do dragão. Mas suponhamos que o Aegon que apareceu em A Dança dos Dragões é afinal um impostor. Nesse caso, apenas teremos confirmação de que Dany é uma das cabeças, ficando incógnita a informação de quem serão as outras duas. Serão Tyrion e Jon? Só o tempo o dirá.