O cantor atuou para a meia sala do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, Montijo, no passado dia 27 de setembro.

Os primeiros acordes soaram pouco depois das 21h30, fazendo prever um concerto de alta voltagem, como se veio a concretizar. Samuel Úria iniciou a sua performance com o tema “Essa Voz”, que logo envolveu os presentes na sua peculiar voz e numa viagem musical que se desenrolou de forma dinâmica e sólida. O cuidado em manter o contacto com o público entre as músicas e de ir fazendo uma apresentação faseada dos que, com ele, pisavam o palco, criou um clima bastante descontraído e informal. Miguel Sousa ficou responsável pelo teclado, Filipe Sousa pelo baixo e Jónatas Pires pela guitarra eléctrica, sempre acompanhados de Tiago Ramos, baterista de garra.

04

A plateia aceitou o desafio de viajar pelo “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, dançando silenciosamente durante cada tema e não guardando aplausos e assobios nos momentos de pausa. Tendo percorrido metade do alinhamento, Úria ficou sozinho em palco, proporcionando um momento mais intimista e dedicando algumas músicas a amigos presentes, como “Para ninguém”, “Lenço Enxuto” e “Teimoso”.

Muito Obrigado. Vocês são boas pessoas!” disse o músico ao público, enquanto a restante banda se juntava novamente ao espectáculo. “Forasteiro”, “Barbarella e Barba Rala” e “Império” foram as últimas paragens antes do artista se despedir, ao som dos aplausos enérgicos daqueles que somente pararam quando o palco voltou a contar com os quatro personagens principais da noite. Uma versão de “Chamar a música”, tocada somente com uma guitarra acústica, deliciou todos os que se dirigiram ao Cinema Teatro Joaquim d’Almeida.

“Tinha de acabar de forma mais violenta e não a dizer “Encontrar à flor de mim Um poema de cetim””. Foi assim que o cantor apresentou “Tigre Dentes de Sabre”, tema que o levou a dançar livremente pelo palco, enquanto acordes intensos levaram o público ao rubro. “A sala não está cheia mas fizeram-me sentir preenchido”, disse, despedindo-se depois com um acenar.

Este slideshow necessita de JavaScript.