Admite lá: mesmo antes de te levantares da cama, de tomares o pequeno-almoço ou de pensares naquelas aulas aborrecidas até ser quase noite, a primeira vontade que tens quando acordas é pegar no teu smartphone para ‘checkar‘ as redes sociais ou enviar uma mensagem, impulso esse que se repete várias vezes ao longo do dia. Já pensaste quantas vezes, ao certo? A Calm.com tem a resposta para ti.

A extrema dependência da chamada Geração Y para com os seus telemóveis e smartphones já desencadeou estudos e mais estudos sobre os perigos este novo tipo de socialização poderá trazer. Há jovens que consultam o seu smartphone, muitas vezes sem nenhum propósito e apenas por puro vício, dezenas ou até mesmo centenas de vezes ao longo do dia, mas a Calm.com lançou recentemente uma aplicação que se dirige a todos os pretendam ter um maior controlo desses números.

A Checky, uma aplicação desenvolvida tanto para iOS como para Android, tem somente esse propósito. Uma vez instalado, o software contabiliza todas as vezes que recorres ao teu smartphone para algo, apresentando-te ainda um mapa com o número de vezes que consultaste o teu aparelho num determinado local. E pronto, é isso.

screen-shot-2014-09-15-at-11-08-32-am

A aplicação permite também partilhar os resultados com os teus amigos pelas redes sociais e apresenta uma comparação em forma de barras com os números dos dias anteriores, dando-te a possibilidade de seres notificado com os resultados, que te podem muito bem surpreender e, até mesmo, deixar-te alarmado.

Screenshot_2014-09-29-22-33-23

Contudo, tudo isto não passa de uma forma de promover o verdadeiro sucesso da Calm.com nos sistemas móveis, uma aplicação com o mesmo nome, que apresenta formas de relaxamento, como playlists de músicas, que já conta com mais de 50 mil transferências na Google Play e recebeu recentemente uma injecção de capital superior a meio milhão de dólares por parte de investidores privados.

Foto: Sapo Tek