No final do mês de agosto, o Namecheap – famoso provedor de registo e hospedagem – anunciou que hackers realizaram um ataque ao sistema da empresa, com o intuito de ganhar acesso às contas dos utilizadores.

Descoberta da Falha

O primeiro sinal de falha no sistema foi registado pelo sistema de deteção de intrusão da Namecheap, que alertou para um número elevado de logins num determinado momento. Esse número deu-se pelas tentativas de login realizadas pelos hackers utilizando as contas roubadas. A Namecheap confirma que infelizmente algumas contas foram invadidas, por outro lado, segundo a empresa, a grande maioria dos acessos indevidos falhou.

Protege o teu computador

Para manteres o teu computador sempre seguro, livre de invasões e malwares, as melhores ferramentas são os antivírus, como o Internet Security da Bitdefender, por exemplo, que conta com diversas ferramentas que tornam todo o sistema mais seguro, inclusive durante a navegação.

Captura de ecrã 2014-10-1, às 10.41.30

Reforça a tua senha

Para reverter o problema, a empresa fez reset às senhas das contas que possivelmente foram invadidas. Além disso, encorajou todos os utilizadores a mudarem as suas senhas e habilitar o sistema de verificação em dois fatores, para aumentar o nível de segurança no futuro.

A medida da Namecheap é a mesma tomada por outras empresas que têm o seu sistema invadido: reforçar a senha. Uma password realmente eficiente deve conter uma mescla de números, símbolos e letras maiúsculas. Além disso, tem de ser aleatória, ou seja, nada de palavras completas, apenas combinações imprevisíveis. Por fim, o utilizador nunca deve repetir a mesma senha em duas contas diferentes.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus Portugal para uso exclusivo do blog Espalha-Factos.

Crédito das imagens: Free Digital Photos