O Teatro Nacional São João prepara-se para lançar um novo projeto educativo com o propósito de treinar profissionais e estudantes de Teatro. Trata-se de um “clube de combate” onde os participantes se irão confrontar “frente a frente” num “ringue”. A iniciativa chama-se Ginásio de Atores e arranca já no próximo dia 30 de setembro.

O Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, é o novo “ringue de combate” das Artes Performativas. O Teatro Nacional São João prepara uma série de sessões, a decorrer mensalmente entre 30 de setembro e 9 de dezembro, onde profissionais e estudantes de Teatro vão poder exercitar a «imaginação, a concentração e a memória, a plasticidade, a contracena, a elocução e respiração, a improvisação e a disciplina cénica». O conceito deste Ginásio de Atores passa por um “ringue teatral” onde os atores e futuros atores partilham «progressos e técnicas».

O Ginásio de Atores estará sob a orientação do actor e encenador Nuno M Cardoso e terá como base de trabalho a obra Os Últimos Dias da Humanidade, de Karl Kraus – definida como uma «montagem satírica do universo caótico de vozes e documentos da I Guerra Mundial, que dão testemunho de um carnaval bélico e do mal absoluto da guerra.»

As inscrições são gratuitas e limitadas ao número máximo de 30 participantes. Para efetuar a inscrição deves preencher e enviar a ficha de candidatura, disponível em www.tnsj.pt, na secção alusiva aos projetos educativos, para o e-mail [email protected].