O Windows 8 recebeu muito amor e muito ódio por parte dos seus utilizadores. Se havia quem adorasse a nova interface ‘Metro‘ do sistema operativo da Microsoft, a verdade é que as mudanças drásticas levaram muita gente a questionar a sua escolha para computadores da concorrência. Hoje, num evento em San Francisco, foi altura de apresentar o sucessor do Windows 8: o Windows 9? Não. Dêem as boas-vindas ao Windows 10.

Foi sem razão aparente que a empresa fundada por Bill Gates decidiu saltar um número na sua sequência de sistemas operativos. Depois do Windows 8 e do 8.1, a Microsoft apresentou hoje o Windows 10, deitando por terra os rumores de que o novo sistema operativo teria nomes como Windows TH, Windows X, Windows One e, claro, Windows 9.

windows10

Sem grandes alterações visuais aparentes, o grande destaque do Windows 10 vai para o tão desejado regresso do Menu Iniciar, onde estão agora incluídas as chamadas ‘tiles‘, onde podem ser exibidas informações como compromissos do calendário ou a previsão do tempo.

Windows deu também importância ao multitasking e melhorou o seu software nesse campo para que seja feita uma gestão mais fácil para pessoas que utilizem mais do que um ecrã.

VRG_1080.0

As orações foram ouvidas e o Menu Iniciar está mesmo de volta

Durante o evento, a Microsoft descreveu este como “a plataforma mais compreensiva de sempre”, isto pelo facto de poder ser adaptado e instalado em smartphones, tablets e computadores compatíveis.

O Windows 10 vai ofereceu a experiência certa na altura certa no dispositivo certo“, disse Terry Myerson, vice-presidente de sistemas operativos da Microsoft, “podem esperar uma interface única dependendo do aparelho Windows que estiverem a utilizar. Isto é basicamente uma combinação dos melhores elementos do Windows 7 e Windows 8, os dois sistemas operativos mais recentes”.

VErge

Apesar de ainda não ter sido anunciada qualquer data de lançamento para o mercado (as únicas informações a esse respeito apontam para meado/finais de 2015), rumores divulgados durante o dia de ontem apontavam que o Windows 10 será gratuito para utilizadores de computadores ou tablets que já possuam o Windows 8 ou 8.1. Para veres mais fotos do sistema, consulta o ‘live on site’ do The Verge.

Fontes: Mashable, The Verge