Braga é a cidade mais jovem de Portugal e grande mérito do título deve-se a ti! Sim, a ti estudante que entrou para uma das instituições de ensino superior da cidade. Para que possas aproveitar da melhor maneira a estadia, o Espalha-Factos traz-te 20 sítios obrigatórios na cidade dos Arcebispos.

Para visitar…

1) Sé Catedral de Braga – Nos próximos anos, certamente que vais ouvir a expressão: “Mais velho que a Sé de Braga”. É, portanto, importante estares informado sobre do que se trata. Apesar da sua estrutura atual ter cerca de 500 anos, a sua história é bem mais antiga. Os planos para a edificação da têm mil anos. De estilo Manuelino, Romântico e Barroco, a Sé de Braga é uma das mais imponentes obras arquitectónicas que irás encontrar em Braga. É também engraçado ver como toda a cidade foi construída à volta deste grande centro.

Sé_de_Braga_(Fachada_de_perto)

2) Santuário do Bom Jesus – Se entraste na Universidade do Minho, vais vê-lo todos os dias ao longe, mas vai haver um dia em que vais querer vê-lo de perto. Se és corajoso, podes ir a pé. O caminho não engana, no entanto o relevo vai causar muitas pausas, mas se levares o telemóvel podes sempre tirar fotografias da bela paisagem de Braga. A meio do caminho surge uma pergunta, “vamos de elevador ou subimos as escadas?”. O Espalha-Factos aconselha-te a subires de elevador. Com mais de cem anos de história, foi inaugurado em 1882, o elevador do Bom Jesus é o mais velho do mundo a utilizar um sistema de contra-peso de água. A viagem, feita pelo meio de um vasto jardim, é bonita e propícia a tirar fotografias. Lá em cima, podem andar pelos vários jardins e lagos, ou então visitar o Santuário. Para regressar a casa, e como todos os santos ajudam a descer, aconselhamos o Escadório do Bom Jesus, onde podes admirar uma Via Sacra ao longo da descida.

fotos_29549_braga_gruta_do_bom_jesus_braga

3) Centro de Braga – Durante a tua estadia em Braga vais te ver obrigado a ir ao Centro, ou para tratar de um assunto cujo serviço não pode ser tratado noutro sítio, ou então para ir ver o famoso Cortejo. Seja como for, o Centro merece ser visitado, pelas suas diversas ruas estreitas ladeadas de belos edifícios, ou então pelos jardins que encontras pelo caminho e que são optimos locais de lazer. Desde do Jardim da Avenida Central até à Arcada, o Centro de Braga é um dos locais mais bonitos e fotogénicos da cidade.

LargoVelha

4) Arco da Porta Nova – Normalmente chamado de Arcada o Arco da Porta Nova foi uma das portas nas muralhas da cidade de Braga. Monumento Nacional desde 1910, é, ainda hoje, uma das principais portas na cidade. Quem vem da estação e quer entrar no centro, tem que passar por ela. É um dos mais pontos mais fotografados em Braga e compreende-se facilmente porquê.

arca

5) Estádio Municipal de Braga – Para as lides do futebol é mais conhecido como Estádio Axa ou Pedreira, mas é bem mais do que apenas uma infraestrutura de desporto. O Municipal de Braga é uma das mais belas obras arquitectónicas do nosso século, projectado por Eduardo Souto Moura para o Euro 2004. A ligação entre o moderno do estádio e o granito da pedreira é inexplicável, mas sente-se algo. Isto durante o dia, porque à noite a conversa é outra. Em maio, por altura do Enterro da Gata, o estádio vira Gatódromo. Aqui a magia acontece, com concertos todas as noites, as barracas dos vários cursos e um sem fim de aventuras. Mas bem, o que acontece no Enterro, fica no Enterro.

braga_front

6) GNRation – Transformar um quartel da GNR, espaços frios e rígidos, em algo onde as ideias borbulham, parece uma ideia mirabolante, mas em Braga aconteceu. Projectado  para o Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude (CEJ), o GNRation, ficou apenas pronto um ano depois. Ainda assim, é uma das mais importantes heranças que a CEJ deixou à cidade. No GNRation podemos encontrar lojas com produtos diferentes, espaços dedicados aos mais empreendedores e ainda assistar a vários eventos culturais, desde exposições até concertos.

gnr

7) Jardim de Santa Bárbara – Se acabaste de entrar para a Universidade do Minho, fica a saber que a Reitoria da tua nova casa, não fica em Gualtar nem em Azurém. A Reitoria fica no Largo do Paço, em pleno centro de braga. E atrás da Reitoria fica um dos mais bonitos jardins da cidade. O Jardim de Santa Bárbara é um jardim fortemente concorrido pelos bracarenses. A sua beleza é evidente e convidativa para passar largos minutos a admirar as flores, ou a fotografá-las.

46983303

8) Parque Desportivo da Rodovia – Se és adepto do desporto ao ar livre, tens a dois minutos da UMinho a solução perfeita para ti. O Parque Desportivo da Rodovia é um grande complexo com vários equipamentos que te permitem fazer desporto gratuitamente, mas sempre com todas as condições. Tens várias pistas de manutenção, vários campos de futebol, basket, ténis e piscina. Perfeito para um jogging ou para uma futebolada com o pessoal do curso.

pq

9) Theatro Circo – Com quase cem anos de história, o Theatro Circo é o mais prestigiado teatro em Braga. Localizado no centro, na Avenida da Liberdade. A agenda do Theatro Circo está recheada de boas propostas, desde peças de teatro até concertos. A beleza do interior pode, por vezes, desviar o olhar do palco.

Theatro_Circo4

10) – Museu da Imagem – Já dizia o outro, “Uma Imagem Vale Mais que Mil Palavras”. por isso mesmo o Museu da Imagem é um dos locais a figurar nesta lista. Se gostas de fotografia, ver, tirar, este local é ideal. De entrada gratuita e aberto todos os dias, o Museu da Imagem está à tua espera. E visita-o mais que uma vez, pois as exposições estão sempre em constante renovação.

Museu_da_imagem_Braga

Para saborerar…

1) Spirito Cupcakes & Coffee Em apenas três anos a Spirito tornou-se num verdadeiro caso de sucesso. Entrou nos roteiros de todos aqueles que procuram cupcakes ao estilo das maiores cidades do mundo, café italiano e frappucinos que só se vêem na Califórnia. Mas as propostas da Spirito não acabam aqui, há também uma vasta lista de gelatos à escolha e todos feitos no dia. A visitar, bem no centro de Braga.

03

2) Taberna Belga – A francesinha é um prato tradicional do Porto, mas em Braga há um sítio que rivaliza com as melhores casa da Invicta. A Taberna Belga é o mais afamado restaurante de francesinhas da cidade. Só para terem uma ideia, no Foursquare têm uma nota de 9.4 em 10. A sua principal arma é o molho, vale bem a pena experimentar.

tb

3) DeGema Hamburgueria Artesanal – Os hamburguers gourmet estão na moda e Braga não escapa à tendência. Localizada num dos sítios mais bonitos do Centro, junto ao Jardim de Santa Bárbara, a DeGema promete ser uma das mais agradáveis experiências gastronómicas. Tudo é feito a pensar na qualidade, o pão é cozinhado na hamburgueria, a carne é de novilho e os legumes são frescos. Uma das curiosidades da ementa é o nome dos pratos, todos baseados em ditos da cidade de Braga. “Ougar por mais, Braga por um Canudo, Mais Belho que a Sé, Tou Barado, o Penico do Céu e o Bancas Entre o Milho”.  Há opções com hamburgueres de frango e ainda vegetarianos.

degema-hamburgueria-artesanal_05

4) A Brasileira de Braga – É, provavelmente, o café mais conhecido de Braga. Localizada no centro, na esquina da Rua de S. Marcos, A Brasileira é procurada por pessoas de todas as idades. Novos e velhos, todos vão tomar o café de saco à Brasileira. Com mais de um século de história é um local obrigatório a visitar.

A Brasileira, Braga (verdinha)

5) Casa Bolas de Berlim – Com creme, sem creme, com maçã, chila, chocolate, doce de ovos, frutos silvestres, em Braga há bolas de Berlim para todos os gostos. Se são apreciadores deste doce, este é o vosso destino de sonho. Se não gostam muito, dêem uma nova oportunidade às Bolas de Berlim e experimentem um dos sabores inéditos.

1901786_512922192163789_4947477025447519409_n

6) Casa das Bananas – Moscatel e banana, parece uma combinação estranha, não? Mas em Braga esta combinação virou tradição. Por altura do Natal, antes da consoada, milhares de pessoas juntam-se na Rua do Souto para brindar o Moscatel de Setúbal e confortar o estômago com uma banana. Fora da época natalícia podes sempre ir visitar e beber um copo.

FP11_3849

7) Jantares de Curso – À volta da UMinho existem vários restaurantes  que se dedicam a fazer jantares de curso. Manda a tradição que estes incluam bifinhos com cogumelos e sangria, o resto já se sabe como acaba. A preços acessíveis, ou não fossem organizados por estudar, estes jantares são essenciais para qualquer percurso académico

8) Dieci – São uma rede de pizzarias de Braga e uma delas está localizada mesmo ao lado da UMinho. É quase certo que durante os teus próximos anos de estudante, vais passar por lá e provar uma das muitas pizzas que têm para oferecer. À noite, a pizaria vira bar e podes beber um copo.

dieci22092012_008

9) Maria Bolacha – Do outro lado da rua da UMinho, o Maria Bolacha faz parte de uma rede de pastelarias de Braga. Aqui podes comer vários tipos de bolos, mesmo a calhar para um lanche. O bolo de bolacha é uma das suas especialidades, mas o Cheesecake e o bolo de chocolate também não desiludem.

mb

10) Montalegrense – Se és demasiado preguiçoso(a) para fazer o teu próprio pequeno almoço, a Montalegrense vai ser a tua melhor amiga. A sua grande variedade de pães vai-te dificultar a escolha do pequeno almoço, mas nós ajudamos: a torrada do pão da casa nunca falha! Também deves experimentar a tostamista, com um tamanho bem incomum!

mont