Anatomia de Grey está de volta. Finalmente. Depois de meses sem termos novidades dos médicos mais adorados da televisão, os dramas médicos e as relações complicados regressam aos nossos ecrãs. Sem Cristina, mas com muitas novidades e com novos nomes a completar o elenco.

A nova temporada traz de volta o que as últimas tinham deixado desvanecer: Meredith. Não que tivesse deixado de fazer parte do dia-a-dia do Grey Sloan Memorial Hospital, mas tinha alcançado a vida estável que não permitia grandes dramas à sua volta. Mas agora a médica volta a estar no centro da ação e a grande maioria da história volta a acontecer em torno da sua vida. E com o final da décima temporada, já podíamos adivinhá-lo.

Derek Sheperd (Patrick Dempsey) deixa o hospital para se ocupar a tempo inteiro de um novo projeto e isso levará a muitas dificuldades no relacionamento com Meredith Grey (Ellen Pompeo). As dificuldades em criar os dois filhos e conciliar essa vida com as carreiras médicas de cada um vai sendo cada vez mais difícil e a relação perfeita das últimas temporadas começa a tremer.

A temporada 10 ficou marcada pela despedida de vários membros do elenco. Cristina (Sandra Oh) é provavelmente a que vai deixar mais saudades. A médica trocou o Grey Sloan Memorial Hospital pelo lugar de diretora num centro de investigação de cardiologia. Deixou Owen para trás, assim como a nossa esperança num final feliz para aquele que foi – ou pelo menos um dos que foram – o melhor par romântico que a série conheceu e que levou o público a risos e lágrimas.

espalha-factos-anatomia-de-grey-1

Mas a despedida de Cristina não só nos deixa a todos com o coração apertado e com um vazio impossível de preencher, como levanta uma questão importante e possivelmente conflituosa no hospital. Quem fica com o lugar da médica na direção? O lugar é cobiçado e as hipóteses não são muitas: Bailey ou Karev. Enquanto Richard Webber (James Picken Jr) sugere Bailey para o cargo, Cristina deixa bem claro que deseja ver Karev a desempenhar a função.

Também Shane Rosse (Gaius Charles) e Leah Murphy (Tessa Ferrer) abandonam o hospital de Seattle, embora por razões diferentes. Shane já tinha descoberto que a sua paixão era mesmo a cardiologia e é por isso mesmo que opta por seguir a sua mentora, Cristina, no novo projeto. Já Leah é confrontada com a possibilidade de não ter vocação cirúrgica e acaba por abandonar o grupo na procura de uma nova carreira.

O grupo de residentes fica assim reduzido a três. Stephanie Edwards (Jerrika Hinton), que conseguiu ultrapassar o fim da relação com Jackson (Jesse Williams) – agora casado com April Kepner (Sarah Drew) -, e Jo Wilson (Camilla Luddington), que continua uma relação cada vez mais séria com Karev (Justin Chambers). Também Ben Warren (Jason George) continua a fazer parte do grupo e, claro, da vida de Miranda Bailey (Chandra Wilson).

espalha-factos-anatomia-de-grey-2

Mas nem tudo são despedidas. A nova temporada traz novas caras para o elenco. Amelia Sheperd (Caterina Scorsone) já participou em vários episódios da série, mas agora vai ser presença assente. A irmã de Derek é a nova aquisição do Grey Sloan Memorial Hospital, ficando com o antigo lugar do irmão na neurocirurgia.

Também Ellis Grey (Kate Burton) regressa. A nova temporada vai contar com vários flashbacks do passado de Meredith e, por isso, mesmo a presença da mãe era imprescindível. Mas não é só no passado que a família de Grey vai estar presente… Depois de perder a meia irmã, Lexie (Chyler Leigh), num acidente de aviação, é agora confrontada com o facto de ter outra meia irmã. Maggie (Kelly McCreary), vai esforçar-se por cair nas boas graças de Meredith, mas a tarefa será, no mínimo, complicada.

A total novidade é mesmo Geena Davis. Conhecida por Thelma & Louise, Quem Sai Aos Seus ou Liga de Mulheres, a atriz vai interpretar o papel de uma conceituada cirurgiã.

Anatomia de Grey venceu em 2007 o Globo de Ouro para Melhor Série Dramática e conta com mais de 50 outros prémios, assim como mais de 130 nomeações. A temporada 11 é constituída por 24 episódios e a estreia acontece dia 25 de setembro nos EUA. Em Portugal a estreia está marcada para dia oito de outubro na FOX Life às 21h45.