É com um grande elenco e um talentoso realizador que Amigos Para o Que Der e Vier chega às nossas salas. Mas aquilo que poderia ser uma divertida comédia é afinal uma experiência monótona onde a única coisa que nos vai alegrar são os créditos finais.

Segue a história de dois amigos de infância, Steve (Owen Wilson) e Ben (Zach Galifianakis). Os dois viajam até à terra natal de Ben, para irem ao funeral do seu pai, onde encontram a sua irmã Terry (Amy Poehler) e a jovem madrasta Angela (Laura Ramsey). Mas o que ninguém estavam à espera é que, no testamento, o pai de Ben lhe deixasse a maior fatia da herança, num valor de mais de dois milhões de dólares.

Este é o tipo de comédia que se foca em famílias disfuncionais, um género não caracterizado por proporcionar filmes de grande qualidade mas por, ao menos, possibilitar umas belas gargalhadas. Por isso as expectativas nem estavam muito altas para Amigos Para o Que Der e Vier: esperava-se apenas uma fita que desse ao público razões para rir sem ter uma grande história de fundo. Mas com os sempre divertidos Owen Wilson e Zach Galifianakis conduzidos por Matthew Weiner, que tem aqui a sua estreia no cinema depois de grandes trabalhos televisivos como Os Sopranos e Mad Man, até seria de pensar que talvez estivéssemos perante algo mais que uma simples comédia.

Mas, depois de quase duas horas de filme, fica uma só ideia na cabeça: “Isto era para rir?” É incrível a dificuldade que Weiner tem para criar uma única situação cómica neste seu trabalho. E isso é evidente na construção de Amigos Para o Que Der e Viver, onde pura e simplesmente não se passa nada de relevante a não ser uma tentativa desesperada de soltar um riso ou outro ao público. Para que tal aconteça, o realizador/argumentista parece ter ido ler umas quantas anedotas e foi introduzindo-as forçosamente no seu argumento, o que resultou em cenas totalmente descontextualizadas e sem a mínima piada.

Infelizmente não é só na componente cómica do filme que há enormes falhas. Weiner cria demasiados sub-plots para cada protagonista de modo a explorar melhor os seus dramas, mas visto que as personagens principais não chegam sequer a poder ser consideradas cliché, de tão vazias e fracas que são, pouco resta para querermos saber minimamente delas. Beijos à chuva, triângulos amorosos desnecessários e relações complicadas e insípidas entre madrasta e afilhada são apenas algumas das situações que deveriam despertar em nós algum tipo de compaixão, mas que recebem apenas a nossa indiferença.

O bom elenco até poderia salvar Amigos Para o Que Der e Vier. Mas nem Owen Wilson nem Zach Galifianakis conseguem estar à altura das suas interpretações tipicamente divertidas e revelam aqui performances pobres, causadas talvez pelas personagens mal construídas que tiveram que encarnar. As duas atrizes encarregues das protagonistas femininas,  Amy Poehler e Laura Ramsey, também não foram nada de especial e nenhuma conseguiu realmente destacar-se, contribuindo para um maior nível de mediocridade do filme.

Esta seria a altura da crítica em que se falaria dos poucos pontos positivos do filme. Mas é impossível encontrar um! No que toca a realização, história, humor e interpretações Amigos Para o Que Der e Vier já é um tremendo falhanço e os aspetos mais técnicos também não conseguem sair dessa linha. A montagem é desastrosa, a banda sonora totalmente desapropriada e a fotografia por vezes é muito irritante. Talvez o único momento minimamente interessante desta abismal longa-metragem seja um pequena crítica à sociedade que se pode encontrar num ou outro diálogo das personagens que consegue resultar.

E se numa comédia o melhor que se consegue destacar é um momento singular de atitude crítica, está mais que provado o fiasco que ela é. Amigos Para o Que Der e Vier é um filme aborrecido e desinteressante, que tenta ser cómico e ao mesmo tempo emotivo mas que falha redondamente nestes dois objetivos.

2/10

Ficha Técnica

Título: Are You Here

Realizador: Matthew Weiner

Argumento: Matthew Weiner

Elenco: Owen Wilson, Zach Galifianakis, Amy Poehler, Laura Ramsey

Género: Comédia

Duração: 113 minutos