O iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, os mais recentes modelos de smartphones da Apple, foram sujeitos a um teste de resistência realizado pela SquareTrade, uma companhia de seguros norte-americana. Porém, apesar de terem passado com distinção, não penses que eles sobrevivem a tudo (muito menos às ondas eletromagnéticas do microondas!).

O teste em questão chama-se Breakability Test e é usado pela SquareTrade para avaliar aspetos como a resistência a quedas ou a acidentes com água. Constituído por três provas – deslize, água e queda – os mais recentes alvos foram os recém-chegados iPhone 6 (com ecrã de 4,7 polegadas) e o iPhone 6 Plus (com ecrã de 5,5 polegadas). Se, numa primeira fase, o teste de deslize não provocou danos significativos em ambos os iPhones, o mesmo não se pode dizer da prova com água: depois de submersos durante 10 segundos, o som dos dois smartphones desligou-se… embora durante apenas alguns minutos.

Por último, mas não menos importante, veio a prova da queda: tanto um como o outro foram lançados seis vezes de uma altura de 1,2 metros. Neste desafio, o iPhone 6 passou com distinção, arrecadando apenas alguns arranhões: “foi o melhor desempenho que algum telemóvel obteve“, afirma a SquareTrade. Quem não teve a mesma sorte foi o iPhone 6 Plus: para além do som ter deixado de funcionar durante alguns minutos, os painéis começaram a desprender-se.

Feitas as contas, o iPhone 6 obteve 4/10 (segundo esta escala, quanto maior a pontuação, maior é o risco de estrago), à frente dos seus concorrentes como o Samsung S5 ou o HTC One. Já o iPhone 6 Plus acumulou 5/10, tendo perdido pontos por ser “demasiado grande“.

Resistente, mas não no microondas

iPhone 6 pode ter passado com distinção mas não é resistente a tudo. Nos últimos dias, tem circulado um anúncio enganador segundo o qual o novo sistema operativo iOS 8 terá uma funcionalidade chamada Wave que permite carregar o telemóvel num microondas. À semelhança do que já se passou em anos anteriores, esta é uma informação falsa mas, mesmo assim, houve quem tivesse acreditado… e experimentado.

 Wave 2

wave2

Maiores do que nunca, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus parecem ter já batido recordes, tendo alcançado as dez milhões de vendas no fim-de-semana de lançamento (ainda sem contar com um dos maiores mercados de telemóveis inteligentes – a China – onde ainda não foram comercializados por falta de autorização do governo chinês). Tim Cook, CEO da Apple, confessou que os números “excederam as expetativas” da empresa.

A Portugal, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus chegam no próximo dia 26 de setembro a 699€ e 799€, respetivamente. E já sabes: o microondas não te vai carregar o telemóvel.