Conhecida como a cidade dos 5 Fs, a Guarda encontra-se localizada na região da Beira Interior e com muita história para contar. Farta, forte, fria, fiel e formosa, são as cinco qualidades que melhor ilustram a cidade mais alta de Portugal.

Forte graças à torre do castelo, às muralhas e à posição geográfica. Farta devido à riqueza do vale do Mondego. A proximidade à Serra da Estrela explica sem dúvida alguma, o F de Fria. É Fiel graças a ilustres acontecimentos históricos: Álvaro Gil Cabral recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda forças para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei. A sua natural beleza explica o F de Formosa.

Apesar de ser uma cidade pequena, é bastante acolhedora, despertando em cada estudante um sentimento de pertença e desejo de “quero mais”. Ter a oportunidade de conhecer uma cidade encantadora e deixar que esta faça parte da história de cada um é uma boa memória para se guardar. Para facilitar esta descoberta o Espalha-Factos ajuda-te a conhecer 20 lugares que vais de certeza conhecer ao longo do teu percurso.

Para visitar

1) Catedral da Guarda

Visitar a Guarda e não conhecer a emblemática Catedral é quase considerado um pecado. Local de memórias guardadas e boas recordações para todo o estudante universitário da Guarda, a Catedral é um ponto de referência no centro da cidade para qualquer individuo e não há como não se apaixonar a primeira vista por este monumento, motivo de orgulho da cidade.

Catedral_Guarda

2) Torre de Menagem

Recentemente transformada numa sala de visitas da cidade, a imponente torre em pedra, que fazia parte do antigo castelo da Guarda, é um espaço bastante acolhedor, que põe ao dispor dos seus visitantes uma exposição permanente, levando cada visitante a conhecer mais pormenorizadamente a história de uma cidade que conta com mais de oitocentos anos de existência. É de salientar a vista extraordinária que a Torre proporciona, devido à sua excelente localização geográfica. É o ponto mais alto da cidade, situada a 1056 metros de altitude, proporcionando uma vista deslumbrante e inesquecível a todos que a visitam.

3) Judiaria

Durante a Idade Média, a cidade da Guarda hospedou uma comunidade judaica que cooperou largamente para o progresso económico e social da região. O centro histórico da cidade da Guarda ainda conserva traços do antigo bairro judeu. As casas tinham, em tempos mais remotos, apenas um andar. A partir do século XIV, as casas dos comerciantes tinham duas portas: uma mais ampla que conduzia à loja e uma menor que era a porta da residência. A sinagoga situava-se, inicialmente, num prédio alugado, mas mais tarde foi transferida para um edifício construído de raiz. A comunidade judaica da Guarda foi durante muito tempo uma das mais importantes comunidades judaicas no país, e também uma das mais ancestrais. Vale a pena descobrir!

Judiária

4) Jardim José de Lemos

Se gostas de passar uma tarde numa atmosfera tranquila, com uma grande oferta de cafés à volta, o Jardim José de Lemos é o sítio mais indicado para ti. Um jardim com espaços relvados e um vasto arvoredo, onde se salienta um monumento em homenagem aos combatentes da Grande Guerra. Um ambiente acolhedor, no centro da cidade que permite desfrutar de uma vista encantadora, sendo uma zona de referência na Guarda.

5) Poço do Inferno

O Poço do Inferno é uma queda de água com cerca de 10 metros de altura, formada pelas águas da ribeira de Leandres, e que nos Invernos mais rigorosos chega mesmo a transformar-se em gelo. O local é acessível mesmo a quem não se aventura a pé pelos trilhos da Serra.

6) Museu do Pão

O Museu do Pão, sediado em Seia, na Quinta Fonte do Marrão é um complexo museológico privado onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português. Vais encontrar uma série de atividades destinadas à cultura, pedagogia e lazer. Através de quatro salas expositivas e de vários outros espaços do complexo museológico, poderás conhecer os antigos saberes e sabores da terra portuguesa.

Museu do Pão

7) Parque Natural da Serra da Estrela

A Serra da Estrela é sem dúvida a maior elevação de Portugal Continental e o seu cume, denominado por Torre, situa-se em Seia. Sobejamente conhecida e procurada como estância de esqui, é no concelho de Seia que os amantes de desportos na neve podem praticar as suas manobras. Outra das características da Serra passa pela gastronomia, pelos seus queijos tradicionais e de intenso sabor. Os cães de raça já registada, os imponentes e dóceis cães Serra da Estrela, são também uma imagem de marca da região.

8) Teatro Municipal da Guarda (TMG)

O TMG foi aberto ao público no dia 25 de abril de 2005, e é um importante espaço cultural da região e com afirmação nacional. Provido das mais modernas condições de instalações e equipamento, está preparado para receber eventos de grande dimensão artística e técnica.

O TMG, para além de proporcionar uma grande transformação na área da cultura na Guarda, sendo uma referência para toda a região, é também o único teatro do país a integrar a Red de Teatros de Castilla y León. É hoje um teatro cosmopolita, que aposta em artistas nacionais e internacionais e que passou a ser local de visita de muitos amantes da cultura, afirmando-se como uma instituição ativa, dinâmica, que trabalha para a comunidade e com a comunidade.

9) Parque Polis

O Parque Urbano do Rio Diz, a principal intervenção do Programa Polis na Guarda, foi inaugurado em 2007. É um espaço lúdico de grandes dimensões, com cerca de 21 hectares, constituído por um espelho de água, um parque infantil e um espaço polivalente semicoberto com salas para festas e eventos. É o local ideal para caminhar/correr e passear durante os tempos livres.

 Polis

10) Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL)

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço encontra-se próxima das residências do Instituto Politécnico da Guarda, sendo um lugar a ser visitado pelos amantes da literatura. É um espaço que oferece possibilidades de um criativo desenvolvimento pessoal, estimulando a imaginação e a criatividade. Para além de prestar um excelente serviço a comunidade local, oferece uma série de eventos de caráter cultural e científico a todos os interessados.

Para saborear e passar tempo

11) Bar Bacalhau

Este é o teu bar académico, mais conhecido por Bacalhau. Provavelmente vai ser o primeiro bar a conheceres na cidade uma vez que está situado na descida para o campus do IPG. É um bar que todos os estudantes podem utilizar para realizarem suas festas de curso, comemorações de datas importantes para os mesmos e terem o seu próprio espaço noturno. Ponto de encontro dos estudantes para mais um início de noite ou apenas para beberem um copo, o Bacalhau realiza imensas promoções para que a diversão esteja ao alcance de todos os estudantes.

AAG

12) Pastelaria Cristal 98

Cada um de nós tem por hábito tomar um saboroso café na companhia daqueles que nos agradam. Na cidade da Guarda, este ritual não foge à tradição habitual de um bom português e a pastelaria Cristal 98 é um dos melhores lugares para oferecer aos seus clientes este serviço bem como outros pecados disponíveis num ambiente acolhedor para paladares apurados.

É de destacar que nesta pastelaria está disponível um fabuloso bolo de massa folhada de centeio e queijo Serra da Estrela, o Dom Sancho, um pastel típico e representativo da Guarda. Por isso, atreve-te a visitar e saborear, com mais ou menos moderação!

13) Praxis

Um bar de paragem obrigatória ao longo do teu percurso académico na Guarda. Com um ambiente bastante agradável, é o local ideal para recarregar as energias e matar a fome noturna com as suas deliciosas bifanas. Não há ninguém que frequente este espaço e não ceda a esta tentação, tradicional do Praxis Bar. Localizado junto ao centro histórico.

14) Sugestões

Considerado um dos bares mais tradicionais no meio estudantil, encontra-se situado junto a Sé, uma das zonas mais emblemáticas da cidade da Guarda. Conhecido por Barricas, o seu aspeto boémio e ambiente festivo torna o mesmo num local bastante convidativo. E não podemos esquecer a sua tradição, da famosa barricada.

15) Kappa Negra

Próximo ao Instituto Politécnico da Guarda, o Kappa Negra é um bar animado a baixo custo. Se te apetece passar bons momentos com os teus amigos até de madrugada, o Kappa é o bar mais indicado para ti. Aproveita e põe-te à prova nas noites de karaoke e descobre a tua nova vocação.

16) Pizzaria Volta

A Pizzaria Volta está ao teu dispor desde 1986, bastante próxima as residências do IPG e sempre com simpatia e utilizando ingredientes fresquíssimos e da mais elevada qualidade, o restaurante confeciona pratos suculentos e para bons apreciadores. Uma das melhores pizzas da cidade. Dispõe de um requintado lote de vinhos nacionais e italianos, por isso não hesites em lá jantar.

17) Digujá

Se julgas que uma boa francesinha tem o ADN da cidade Invicta, estás completamente enganado. O Digujá oferece-te sabores autênticos, de texturas inigualáveis e sem dúvidas com uma aparência conquistadora.  Para além das apetitosas francesinhas, tens a tua disposição um cardápio variadíssimo que de certeza vai despertar-te o apetite. O Restaurante encontra-se próximo a rotunda da Dorna, por isso dá lá um saltinho!

Digujá

18) Aos que cá tã

Um espaço bastante português, situado no centro histórico da cidade da Guarda com ambiente familiar e muito divertido, para passares tempo de qualidade com os teus amigos. De certeza que vais sentir-te em casa.

Tã

19) Gin Gibre

Uma das novidades da Guarda. O novo espaço Gin Gibre, situado junto a Sé Catedral, promete dar o que falar. Com um staff jovem, um espaço moderno e festas temáticas, o Gin Gibre é uma das promessas para a Guarda.

20) Cafeína

Um dos bares mais convidativos da cidade da Guarda, situado nas Lameirinhas, com boa música e um ambiente extremamente agradável. Nada melhor do que iniciar a noite no Cafeína, um bar jovem e com um alto astral bastante elevado. Vais adorar o ambiente, o staff e a toda a sua oferta.

Cafeina

Artigo de Tatiane Pais