22 de setembro de 1994. Quinta-feira. O dia em que, para muitos, se fazia história na televisão. Seis atores, na maioria desconhecidos pelo público, juntavam-se numa série de comédia que contava as aventuras de um grupo de amigos em Nova Iorque. Já se passaram 20 anos, e por isso reunimos aqueles que, para nós, foram os melhores momentos e recordações de Rachel, Monica, Phoebe, Chandler, Ross e Joey.

1. Aquele com um Gato Fedorento

Que Phoebe não sabia cantar era um facto conhecido, menos pela própria. Mesmo assim criou um hino que poucos devem desconhecer. Todos juntos: Smelly Cat, Smelly Cat,/What are they feeding you? /Smelly Cat, Smelly Cat /It’s not your fault /They won’t take you to the vet You’re obviously not their favorite pet /Smelly Cat, Smelly Cat, /It’s not your fault /You may not be a bed of roses /You’re not friend to those with noses.

 

2. Aquele em que apostam o apartamento

As cenas mais marcantes da série são aquelas em que se reúne a maioria do elenco. O quizz organizado por Ross está na ponta da língua de vários fãs, desde o número de toalhas que Monica tem ao nome do espetáculo do pai de Chandler, culminando precisamente no trabalho deste último, que ninguém soube responder. As raparigas perdem o apartamento, e a entrada triunfal do “cão” torna a cena ainda mais hilariante.

 

3. Aquele com o Brad Pitt

Sim, a série recebeu muitos atores convidados, mas o facto de na altura Brad Pitt estar casado com Jennifer Aniston fez com que a sua entrada em cena fosse inesperada. Curiosamente, a sua personagem tinha sido colega de Rachel, Monica e Ross no liceu, sendo que foi com este último que começou o clube ‘Odeio a Rachel’. Ah, e Will, a sua personagem, era obeso nesse tempo, à semelhança de Monica. O que fica deste episódio? Eles começaram o rumor…

 

4. Aquele com todos os atores convidados notáveis

Para além de Brad Pitt, são muitos os os atores bem conhecidos do público que tiveram uma pequena participação na série. George Clooney, Sean Penn, Bruce Willis, Susan Sarandon, Robin Williams, Dakota Fanning, Selma Blair, Hugh Laurie, Ben Stiller, Reese Witherspoon, Isabella Rossellini, Freddie Prinze Jr, Christina Applegate, Alec Baldwin e Julia Roberts são apenas alguns exemplos, sendo que esta última chegou mesmo a envolver-se com Matthew Perry nas gravações da série.

 

5. Aquele com o ‘Oh My God’ da Janice

Maggie Wheeler pode não ser protagonista em muitos filmes e séries, mas com certeza é protagonista de uma das frases, ou expressões, mais lembradas de FRIENDS. Sempre que ouvíamos um Oh My God anasalado seguido de uma gargalhada quase detestável, sabíamos que a personagem Janice traria algo de novo. Começou por ser a namorada de Chandler, mas passou por muitos momentos ao longo de todas as temporadas, culminando no episódio The One Where Estelle Dies, em que quase esteve para comprar uma casa ao lado de Monica e Chandler.

 

6. Aquele com o How You Doin’ de Joey

A outra expressão mais famosa da série chega-nos por uma das personagens principais, Joey. Eterno engatatão, esta era a forma de Joey meter conversa com o público feminino, tendo resultado em diversas ocasiões. Só mesmo o vídeo consegue passar a forma peculiar (e sedutora?) como o dizia.

 

7. Aquele com a teoria da Lagosta

Uma das teorias mais esquisitas de Phoebe foi – sem dúvida – a da Lagosta. Segundo ela, as lagostas apaixonam-se e acasalam para a vida, e podem mesmo ver casais de lagostas mais velhas a ‘dar as patas’ e, por isso, de certeza que Ross e Rachel ficariam juntos até ao fim. Teorias à parte, a verdade é que se concretizou.

 

8. Aquele em que estavam numa pausa

A história de amor de Rachel e Ross resultou num conjunto de altos e baixos ao longo de dez anos. A sua origem? Quando ambos decidiram dar um tempo na relação, tempo durante o qual Ross acabou por dormir com outra pessoa. Quando Rachel descobre, Ross justifica-se dizendo que estavam numa pausa. Aceitável ou não, o certo é que acabou por ser uma frase recorrente durante várias discussões na série.

 

9. Aquele em que Ross diz o nome errado no altar

Os episódios gravados em Londres são memoráveis para os fãs por muitos aspetos. Muitos pensariam que a relação de Ross e Rachel estaria para sempre perdida, não fosse esta última ter aparecido na capital londrina para apoiar o casamento do amigo (e ex-namorado) de longa data. Quando Ross e Emily estão no altar a trocar os votos, Ross diz que aceita Rachel (e não Emily) para ser sua esposa, o que chocou não só os presentes como os espetadores de todo o mundo. A cerimónia continuou, apesar do erro, mas a temporada prometia mais surpresas.

 

10. Aquele em que Monica e Chandler começam uma relação

Seria impossível falar dos episódios em Londres sem falar do início do relacionamento de Monica e Chandler. Depois de um jantar antes do casamento, vemos Ross entrar no quarto de Chandler entusiasmado com o casamento, mas é quando este sai que Monica surge de baixo dos lençóis e pergunta: “Achas que ele sabe que eu estava aqui?”. Improvável? Sim. Surpreendente? Também. Mas como viríamos a comprovar, foi uma decisão mais do que acertada.

 

11. Aquele com o Unagi

Podia muito bem tratar-se de uma comida japonesa, mas Unagi no conceito de Ross tornou-se muito mais apetecível. Na sua teoria, seria uma noção do karaté, em que um indivíduo está sempre atento e, consequentemente, pronto para se defender. Muito podia ser dito, mas neste caso o vídeo vale mais do que mil palavras, ou gargalhadas.

 

12. Aquele com o sofá que não vira

A forretice de Ross resultou num dos momentos mais hilariantes da personagem de sempre. Tentar rodar um sofá para que este pudesse subir escada acima não parece tarefa fácil, ainda mais se esta estiver a ser executada por Ross, Rachel e Chandler. A missão impossível foi mesmo mal executada e o sofá teve um triste fim. Já a cena, foi de ir às lágrimas. Mas de riso.

 

13. Aquele em que todos descobrem a verdade sobre Monica e Chandler

Primeiro foi Joey, depois Rachel, seguida por Phoebe, e finalmente Ross. As reacções de todos foram de incredulidade, com um jogo de “eles não sabem que nós sabemos” durante algum tempo a ver se o casal revelava a verdade. O momento em que Rachel e Phoebe impedem que Ross descubra mostra a faceta mais comediante dos atores, e não há palavras para descrever o que finalmente vemos quando finalmente Ross vê a irmã e o melhor amigo.

 

14. Aquele em que Monica faz o pedido

Dois episódios a ‘lutar’ contra o romance para iludir Monica ao dizer que não se queria casar chegaram para Chandler (e os espetadores) serem surpreendidos. Um momento emocionante e emocionado, num cenário perfeito, que ficará sempre na memória dos fãs.

 

15. Aquele em que se descobre que Ross é o pai

Nunca uma camisola vermelha provocou tanto alvoroço. Quando Rachel descobre que está grávida no casamento de Monica, a pergunta que se impunha seria “Quem é o pai?”. O suspense aumenta entre Joey, Monica e Phoebe, que inicialmente julgam que Tag é o felizardo, mas é quando Ross identifica a sua camisola que o mistério é desvendado, primeiro com as reacções das raparigas e, claro, com um pequeno delay da parte de Joey.

 

16. Aquele com a canção inapropriada

Poderíamos salientar muitos momentos com Emma, mas a gargalhada que soltou com a canção Baby Got Back instalou-se na nossa memória. Primeiro com Ross, depois com Rachel, e depois com Ross e Rachel a cantar uma música rap que fala de rabos grandes foi totalmente inapropriado.

 

17. Aquele em que Joey aprende francês

Aprender uma língua estrangeira nem sempre é fácil. Se estivermos a falar de Joey, a tarefa é ainda mais difícil. “Je m’apelle Claude” transformou-se em “Je depli mblue” e “Un, deux, trois, quatre, cinq” revelou-se nada mais nada menos do que “Huh, un, blu, bla, flu, flenk!”. É caso para dizer “Oh mon dieu“.

 

18. Aquele com o melhor jogo de sempre

Joey estava a treinar uma audição para apresentar um novo concurso televisivo: Bamboozled. As regras? Indecifráveis. Os concorrentes? Escolhidos a dedo. Mas à medida que víamos o desenrolar do jogo não só começávamos a ganhar interesse como a viver intensamente as vitórias com Ross e Chandler. Vamos escolher uma Google Card e ver o que acontece!

 

19 Aquele em que Rachel saiu do avião

Antes de nos despedirmos do apartamento onde ‘passámos’ 10 anos, chegava ainda a altura de um desfecho na história de amor de Ross e Rachel. Depois de se despedir de todos por ir trabalhar para Paris, Rachel foi surpreendida por Ross no aeroporto, altura em que revelou que ainda a amava. Quando Ross chega a casa, vê que tem uma mensagem de Rachel no atendedor de chamadas, que foi interrompida pela hospedeira. Finda a espera, “she got off the plane“.

 

20 Aquele em que ainda não acabou

Dez anos é muito tempo e para os fãs as aventuras destes seis amigos ainda deixam saudade. De vez em quando, temos a oportunidade de os ver reunidos no pequeno ecrã. Jennifer Aniston, Lisa Kudrow e Matthew Perry já participaram na série de Courteney Cox, Cougar Town. David Schwimmer também já fez pequenas participações na série de Lisa Kudrow, Web Therapy, assim como Matt Le Blanc. E, mais recentemente, pudemos ver as três atrizes principais reunidas no apartamento no programa de Jimmy Kimmel. Pode ser que o futuro nos traga mais surpresas.