O ator, realizador e produtor George Clooney vai receber o Prémio Honorário Cecil B. DeMille na próxima cerimónia dos Globos de Ouro.

A notícia foi dada pelo presidente da Hollywood Foreign Press AssociationTheo Kingma, que emitiu um comunicado afirmando que “a HFPA tem a honra de conceder o Prémio Cecil B. DeMille a George Clooney para celebrar as suas grandes contribuições tanto à frente como atrás das câmaras“. O cineasta americano sucede assim a Woody Allen na lista de galardoados com este prémio (entregue desde 1952), onde figuram grandes nomes da 7.ª arte como Walt DisneyAlfred Hitchcock e o próprio Cecil B. DeMille.

O galardão serve não só para reconhecer a carreira de Clooney, que aos 52 anos já entrou em quase 70 filmes e já arrecadou dois Oscars (um como ator e um como produtor), três Globos de Ouro e muitas outras distinções e nomeações, mas para destacar ainda o seu trabalho humanitário, ou não fosse ele um dos Mensageiros da Paz da ONU mais ativos, tendo estado envolvido em muitos projetos de ajuda a zonas mais pobres do planeta.

A cerimónia de entrega do Prémio Cecil B. DeMille a George Clooney terá lugar no dia 11 de janeiro de 2015, onde serão também consagrados os melhores do ano de 2014 no cinema e televisão.