Os Luminares, da escritora Eleanor Catton, é lançado pela Bertrand Editora e encontra-se à venda nas livrarias portuguesas a partir de 26 de setembro. A obra, vencedora do Man Book Prize 2013, colocou a autora como a mais jovem até à data a receber o prémio e com o romance mais longo.

Os Luminares é considerado, segundo a sinopse, um livro inovador pelo tema e pela estrutura: o enredo conta a história de um mistério por resolver no século XIX na cidade de Hokitika, na Nova Zelândia, e segue uma estrutura reinventada dos romances vitorianos. A corrida ao ouro, o tráfico de ópio, a prostituição e a expiação do passado são alguns dos temas presentes neste livro de Eleanor Catton, publicado agora pela Bertrand.

luminares

O romance, no momento do seu lançamento, obteve críticas positivas no universo literário. Brian Morton, do Independent, afirmou que “atesta o talento radioso da sua autora”. Também a Bookseller publicou que Os Luminares “confirmará Catton como uma das estrelas mais brilhantes no firmamento da literatura internacional”.

Eleanor Catton venceu o Man Book Prize 2013 com esta obra e também o Canadian Governor General’s Literary Award. A escritora foi também proclamada como membro da Ordem de Mérito da Nova Zelândia pelos serviços prestados à cultura e arte literária. O seu romance de estreia, O Ensaio, foi finalista do First Book Award, do Dylan Thomas Prize e foi também nomeado para o Orange Prize.

Está à venda nas livrarias portuguesas a partir de 26 de setembro. Podes saber um pouco mais sobre a obra no vídeo, mais abaixo, da TV Folha: