Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

As últimas três edições trouxeram dicas essenciais para facilitar a vida aos utilizadores de dispositivos com o sistema operativo iOS, da Apple, e está portanto na hora de voltarmos a apresentar aplicações para os fãs de Android. Depois das dicas do Tiago, na primeira edição, é agora a minha vez de vos apresentar três apps que prometem suscitar a vossa curiosidade!

Costumo utilizar muito o meu smartphone para tirar notas e orientar o meu dia-a-dia e, nesse aspeto, não há nada que derrote o Evernote. Esta aplicação permite tirar notas rápidas – quer seja por voz, por escrito, ou através de uma fotografia – criar lembretes e até mesmo criar uma lista de tarefas ou, como eu uso, de compras a fazer! Para quem tem smartphone com ecrãs de tamanhos alargados, é também possível escrever com recurso a uma caneta (como a S Pen, do Samsung Galaxy Note 4).

Screenshot_2014-09-14-13-33-31

Todas as notas são sincronizadas na conta pessoal – com recurso a uma ligação à internet – e podem ser consultadas ou editadas em qualquer tipo de plataforma, quer seja na própria aplicação ou no site do Evernote com acesso através de um computador.

O Tiago já tinha recomendado uma aplicação para gerires as tuas tarefas, mas eu trago aqui uma outra aplicação que uso há já bastante tempo. Com versões para Android, iPhone, Blackberry, Windows Phone, Google Chrome e até para Gmail, o Todoist é um dos melhores serviços desta categoria e promete gerir todas as tuas tarefas de forma eficaz.

Screenshot_2014-09-14-13-26-20

É possível estabelecer um afazer com periodicidade estabelecida (por exemplo: se tens de limpar o quarto todas as quartas-feiras), organizar as tarefas por grupos e criar até notificações para que não te esqueças de nada.

É essencial que o utilizador de um smartphone se sinta confortável com a sua utilização e que possa executar as tarefas da forma mais rápida possível. Para uma escrita rápida e eficiente, por exemplo, é necessário um teclado que cumpra com as exigências, e o Swiftkey é a melhor escolha para tal.

Screenshot_2014-09-14-13-37-05

O sistema de deteção de palavras corrige os nossos erros – causados muitas vezes pela velocidade a que queremos escrever determinado texto – dá sugestões fiéis das palavras que queríamos utilizar e conta também com a funcionalidade ‘Flow‘, que permite escrever sem tirar o dedo do teclado, bastando para isso deslizar o dedo pelas teclas. Sem dúvida o melhor teclado do mercado móvel.