Agora que andamos sempre de smartphone na mão, ter uma bateria que dura mais de dois dias seguidos parece algo só existente na ficção científica. Para responder a esta necessidade, um conjunto de empreendedores franceses criou a Pilo, uma pilha mais simples, mais amiga do ambiente e com duração ilimitada. Se achavas que as boas notícias ficavam por aqui, enganas-te: basta abaná-la para ela se recarregar.

Segundo o divulgado pelo site enerGeek, esta é uma pilha que funciona eternamente e que pode ser reutilizada para sempre. Agitar três vezes vai ser suficiente para elevar a carga até aos 100%. As pilhas atualmente usadas são muito poluentes e de difícil reciclagem, além de terem uma duração limitada e necessitarem de substituição frequente.

A invenção da startup Pilo parece por isso uma forte concorrente às baterias existentes, muito usadas para o funcionamento de vários equipamentos domésticos. Nicolas Toper, diretor da empresa, explica que para já vão vender “estas pilhas à unidade e explorar a tecnologia“. A meta da organização é, “em primeiro lugar, satisfazer os utilizadores e ajudar o mundo, mais do que só ganhar dinheiro. Pensaremos no resto uma vez alcançados os dois primeiros objetivos“. O mesmo responsável adiantou ainda que a Microsoft e a Apple também se encontram a fazer investigação no sentido de utilizarem a energia cinética para carregar os vários gadgets que produzem.

A venda deste produto inovador deve ser iniciada no outono, embora já seja possível a pré-compra, através do site oficial, por apenas 7,50 euros/unidade.