O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Hercule Poirot

O novo caso de Poirot 39 anos depois

Os Crimes do Monograma é o nome do mais recente romance policial, protagonizado pelo famoso Hercule Poirot. Escrito por Sophie Hannah, conhecida autora de best sellers de ficção policial e poeta, a nova aventura é a primeira a ser lançada em livro depois da morte de Agatha Christie, a autora original. Agora, 39 anos depois do último caso de Poirot, os fãs terão oportunidade de ver um dos mais famosos detetives do mundo solucionar mais um mistério, fazendo uso das suas “celulazinhas cinzentas.”

A história passa-se em 1929, na cidade de Londres. No Hotel Bloxham, três corpos são encontrados em três quartos e cada uma das vítimas tem um botão de punho na boca como o monograma “PIJ”. Tendo como novo companheiro Edward Catchpool, jovem detetive da Scotland Yard, Poirot entra em cena neste novo caso que vai desafiar os seus dons de dedução.

Considerando-se uma grande fã de Agatha Christie, Sophie Hannah considera a escrita deste livro um desafio, uma vez que terá de usar com muito cuidado uma personagem já bastante famosa e adorada, de forma a conseguir agradar aos milhares de fãs. Autora de já oito romances policiais, há quem a considere uma escritora brilhante. Laura Thompson, escritora e jornalista do The Guardian, afirma que Sophie tem bastante criatividade e uma escrita soberba no que toca à ficção policial, levando a que muitos a considerem melhor que Agatha Christie. Contudo, até mesmo Laura Thompson concorda que, mesmo que Os Crimes do Monograma seja um grande sucesso, é muito complicado replicar aquela “aparente simplicidade” que Christie conseguia nos seus romances.

A nova aventura de Hercule Poirot já se encontra à venda em Portugal, embora a autora faça a apresentação do livro no Festival Internacional Agatha Christie, a realizar-se de 14 a 21 de setembro em Torquay, Devon, na Inglaterra. O festival terá também como objetivo, para além de preceder as comemorações do 125º aniversário de Christie, celebrar o regresso de Poirot.

Também na televisão e cinema está previsto o regresso de Poirot. No próximo ano, a BBC lançará a série Unidos pelo Crime, que adaptará duas histórias de Agatha Christie, assim como produzirá uma adaptação do livro Dez Figuras Negras. Também será produzido um remake de Um Crime no Expresso do Oriente, produzido por Ridley Scott, Mark Gordon e Simon Kinberg.