Numa tentativa de se aproximar dos seus apoiantes, a conhecida agência norte-americana NASA (National Aeronautics and Space Administration) convidou os utilizadores do Twitter e do Instagram a participarem numa das suas missões de exploração do mundo cósmico. E se, à primeira vista, a proposta pode parecer algo peculiar, vistas bem as coisas consegue ser bastante aliciante.

A missão em causa chama-se OSIRIS-REx e tem como objetivo estudar as condições de formação do sistema solar, bem como recolher informações sobre o asteróide Bennu (que poderá – embora não esteja ainda confirmado – colidir com a Terra). E qual será a tua função no meio de tudo isto? Não, não é desta que te deixam vestir a pele de um astronauta e explorar o universo. A tua ‘missão’ é um pouco mais simples do que isso: tudo o que precisas é de uma boa fotografia ou de uma perspicaz capacidade de previsão. asteroid-time-capsule

Usando as redes sociais Twitter ou Instagram, poderás publicar uma fotografia ou uma curta mensagem com a hashtag #AsteroidMission com a tua opinião sobre a atual situação da exploração do sistema solar, bem como as tuas previsões para 2023, ano em que a missão ‘regressa a casa’. As 50 melhores mensagens e fotografias estarão em órbita junto dos membros da OSIRIS-REx, numa cápsula do tempo –  nada mais do que um recipiente onde serão armazenadas as mensagens e que será aberto no final da missão.

O ‘engraçado’ de tudo isto é que, por essa altura, os membros da missão irão concluir se os participantes acertaram ou não. Dante Lauretta, investigador na Universidade do Arizona e membro da missão OSIRIS-REx afirma estar expectante: “estou ansioso para que o público possa prever o que os próximos 10 anos nos esperam e depois comparar as suas previsões com os verdadeiros desenvolvimentos em 2023”. Já Bruce Betts, director de Ciência e Tecnologia na Sociedade Planetária de Pasadena, Califórnia, acrescenta: “uma cápsula do tempo aproveita a longa duração da missão para envolver as pessoas numa reflexão sobre a exploração espacial – onde estamos agora e onde iremos estar”.

Em janeiro deste ano, a NASA já tinha lançado uma campanha idêntica, apelando aos entusiastas da agência norte-americana para registarem o seu nome num microchip que será colocado na nave espacial da missão. Agora, e se sempre quiseste participar numa missão de grandes dimensões como a OSIRIS-REx, podes fazê-lo até dia 30 deste mês. Para mais informações, basta aceder ao site do Asteroid Time Capsule.