A Livros de Ontem, em colaboração com o The Art Boulevard, quer dar a conhecer 21 novos artistas na área da literatura, fotografia e ilustração. No final de agosto lançou a campanha de crowdfunding da coletânea Penélope, que pretende ser “uma montra da elevada qualidade artística e literária” destes novos autores.

A coletânea Penélope apresenta 10 contos, 10 fotografias e uma ilustração. Sob o tema ‘liberdade, medo e solidão’, centenas de participantes enviaram os seus contos e fotografias e foram selecionados 20 artistas para integrarem o novo livro.

Álvaro Cordeiro, com um livro já editado pela Livros de Ontem, Ana Rita Sousa, Bárbara Lopes, Hélder Magalhães, Luísa Carvalho, Cidália Carvalho, Rita Só, Sílvia Mota Lopes, Soraia Ribeiro e Vasco Ricardo são os autores escolhidos para a primeira edição. Na área da fotografia, são apresentadas imagens de Catarina Lopes, Flávio Moreira, Felipe Almeida, Fabielle Vieira, Paulo Cintra, Marina Barbim, Ricardo Reis Pereira, Ana Costa, Cristiana Gomes e de Fábio Lopes. A ilustração ficou a cargo de artista André Freitas Santos.

Para a primeira edição, o escritor e publicitário Edson Athayde escreveu um conto literário a convite da editora.

A Livros de Ontem foi fundada em 2011 por João Batista e Nádia Amante e ganhou o prémio de empreendedorismo Melhor Ideia de Negócio FCSH Nova – Santander Totta e vencedora do programa The Next Big Ideia da SIC Notícias. Já publicou obras de Samuel Pimenta, Álvaro Cordeiro, Carlos Nuno Granja e Marine Antunes.

The Art Boulevard, parceira no lançamento de Penélope, é uma rede de oportunidades artísticas que faz parte do projeto Conviver na Arte, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.

Podes ver aqui a campanha no PPL – Crowdfunding Portugal e, mais abaixo, o vídeo promocional da obra:

 http://youtu.be/cd_mPFndTpM