Já é conhecido o filme que representará Portugal como candidato ao prémio de Melhor Filme Estrangeiro nos Oscars 2015. A escolha da Academia Portuguesa de Cinema recaiu sobre E Agora? Lembra-me, um documentário autobiográfico de Joaquim Pinto.

O filme, que narra a história do próprio realizador, já tinha sido premiado em alguns festivais, como o Festival de Locarno, o FIDBA ou o Doclisboa, e agora vai representar o cinema luso nos Oscars. A película conta a história de um homem (Joaquim Pinto), que durante 20 anos convive com o VIH e debruça-se sobre questões pertinentes, como o passar do tempo e a memória ou a eterna questão do amor.

E Agora? Lembra-me irá a concurso com os representantes de todos os outros países, assim que os filmes concorrentes sejam submetidos. Só aí, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana criará uma lista preliminar com nove nomeados ao galardão. No dia 2 de fevereiro de 2015, essa lista será novamente reduzida, desta vez para cinco nomeados oficiais, que aparecerão na cerimónia dos Oscars, onde a 22 de fevereiro se saberá quem é o grande vencedor na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Segue abaixo a lista de filmes já divulgados e o respectivo país:

Alemanha: Beloved Sisters
Áustria: The Dark Valley
Bulgária: Bulgarian Rhapsody
Chile: Matar a un hombre
Croácia: Kauboji
Estónia: Mandariinid
Finlândia: Concrete Night
Geórgia: Corn Island
Grécia: Little England
Holanda: Lucia de B.
Hungria: White God
Japão: The Light Shines Only There
Luxemburgo: Never Die Young
Mauritânia: Timbuktu
Montenegro: The Boys from Marx and Engels Street
Nepal: Johla
Noruega: 1001 Grams
Peru: El evangelio de la carne
Polónia: Ida
Portugal: E Agora? Lembra-me
República Dominicana: Cristo Rey
RoméniaCâinele Japonez
Sérvia: Montevideo, videmo se!
Suécia: Turist
Taiwan: Ice Poison
Turquia: Winter Sleep
Ucrânia: The Guide
Venezuela: Libertador