O autor português vai lançar Galveias, livro de homenagem à terra onde nasceu. A obra deverá chegar às livrarias no dia 10 de outubro.

Segundo declarações à Agência Lusa, José Luís Peixoto afirma que este é um livro que “possui muitos momentos autobiográficos”. Para além de ter sido o local onde passou a sua infância e adolescência, o objetivo do escritor, para além de prestar homenagem ao espaço, é, também, o de alertar para os problemas graves que existem no interior do país. Para o autor, “o interior do país sofre de problemas bastante graves, aos quais temos de prestar atenção e tentar reverter. Os habitantes dessas localidades mais pequenas, que enfrentam o desemprego e o envelhecimento da população, não têm instrumentos para o fazer sozinhos”, cita a Lusa.

A ação do novo livro de José Luís Peixoto decorre no ano de 1984 e pretende ser o “retrato da vida de uma pequena vila, com uma teia de relações que formam o coletivo”, revelou o autor àquela agência, sem adiantar muitos pormenores.