Setembro marca a rentrée televisiva, a época mais fértil das estações nacionais em sinal aberto. RTPSIC TVI gastam a maior parte do seu orçamento nesta altura, que é decisiva para a fidelização dos espetadores e para os investimentos comerciais. Podemos sempre esperar por apostas seguras – em reality showstalent shows ou quiz shows – e as habituais novelas – os produtos de ficção mais apreciados em Portugal -, mas haverá lugar também para algumas novidades menos esperadas? A resposta vem aí:

RTP1

 

The Voice Kids

E depois de Rui Drumond ter vencido o The Voice, chega agora a altura de os mais pequenos mostrarem aquilo que valem. The Voice Kids é a nova aposta da RTP para as noites de domingo, ficando em confronto direto com o reality show de Teresa Guillherme e Factor X, da SIC. Mariana Monteiro irá substituir Catarina Furtado na apresentação, ao lado de Vasco Palmeirim. Também nas cadeiras giratórias haverá surpresas: Daniela Mercury voa do outro lado do Atlântico diretamente para o papel de jurada e vai ser acompanhada pela fadista Raquel Tavares e pelo repetente Anselmo Ralph. Destaque também para Rui Pêgo como Repórter V, que ocupa assim o lugar de Laura Figueiredo.

Há Tarde

Herman José prepara-se para assumir as tardes da RTP1 com o novo talk-show do canal público – Há Tarde. Com estreia marcada para o dia 15 de setembro, o formato, que vai ocupar o horário do extinto Portugal No Coração, promete entrevistas, música e culinária. A produção estará a cabo da Eyeworks Portugal, produtora responsável de outros programas como 5 Para a Meia-Noite e Portugueses Pelo Mundo.

catarina-furtado

Chef’s Academy

A escola de cozinha mais famosa da televisão portuguesa vai acolher novos alunos. A segunda edição de Chefs Academy estreia dia 13 de setembro, sábado. Os professores e jurados da primeira edição regressam assim à RTP. Assim, a Chef Marlene, o Chef Cordeiro, o Chef António Alexandre, o Chef Kiko e o Chef Henrique Sá Pessoa receberão 12 novos alunos com o sonho de serem chefs de cozinha. Catarina Furtado será, mais uma vez, a anfitriã de serviço.

Tubo de Ensaio

Bruno Nogueira está de regresso à RTP, dia 15 de setembro, segunda-feira, desta vez com uma adaptação de Tubo de Ensaio. A crónica diária, transmitida na TSF desde outubro de 2007, chega assim à televisão. O programa de Bruno Nogueira e João Quadros vai passar depois do Telejornal.

SIC

 

Lado a Lado

Protagonizada por Marjorie Estiano, Camila Pitanga, Thiago Fragoso e Lázaro Ramos, Lado a Lado irá substituir O Rebu. Eleita a Melhor Telenovela de 2013 ao vencer o Emmy Internacional, esta novela estreia na SIC a 8 de setembro, segunda-feira.

Império

Para substituir Amor à Vida, a segunda novela do horário nobre da estação da Carnaxide, chega Império. Protagonizada por Alexandre Nero e Lília Cabral e com a participação do português Paulo Rocha, tem estreia marcada para o início de outubro.

Mar Salgado SIC

Mar Salgado

Mar Salgado é a nova aposta de ficção nacional da SIC. A história assinada por Inês Gomes pretende dar continuidade ao legado de bons resultados deixado por Dancin’ Days e Sol de Inverno. Com estreia marcada para 15 de setembro, segunda-feira, conta com Margarida Vila-Nova, José Fidalgo, Joana Santos e Ricardo Pereira nos papéis principais. Esta é a terceira parceria entre a SIC, TV Globo e SP Televisão.

Factor X

A segunda edição de Factor X estreia já este domingo, dia 7 setembro, domingo, na SIC. A dupla formada por João Manzarra e Cláudia Vieira, que substitui Barbara Guimarães, volta a juntar-se para animar as noites de domingo. A nova edição conta também com um novo mentor e jurado: Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero, junta-se a Sónia Tavares, Paulo Ventura e Paulo Junqueiro. No final, o público irá escolher de entre as quatro categorias – raparigas, rapazes, adultos e grupos – o grande vencedor, aquele que tem o Factor X.

TVI

 

Casa dos Segredos 5

É já no dia 21 de setembro, domingo, que regressa à TVI o reality show mais polémico da televisão portuguesa. Tal como aconteceu nas três edições anteriores, é Teresa Guilherme quem assume o formato. Os Diários e os Extra vão manter-se, mas agora sob a estreante na coordenação Marta Cardoso, repórter na Casa dos Segredos 4.

Teresa-Guilherme-Casa-dos-Segredos-3

Jardins Proibidos

Uma das estreias mais aguardadas na estação de Queluz, Jardins Proibidos é uma esperança no reforço na liderança da ficção. Vera Kolodzig e Pedro Granger reassumem os seus papéis de protagonistas, 14 anos depois de terem feito parte do elenco original daquela que foi uma das novelas de maior sucesso da TVI.


Estreias prováveis:

João Baião prepara-se para substituir Conceição Lino nas tardes de segunda a sexta da SIC. Ainda sem nome, prevê-se que o formato escolhido seja o talk-show e que vá para o ar em outubro.

Artigo redigido por Rita Fernandes e Matilde Ferreira.