A IFA 2014 terminou ontem mas, ao longo dos dois dias, centenas de produtos foram vistos e analisados pelas centenas de jornalistas presentes em Berlim a acompanhar o evento. Com dispositivos como o Samsung Galaxy Note 4 e Note Edge, a Samsung foi mesmo a principal estrela, mas a Sony também esteve lá e tirou o véu de vários produtos tentadores para os amantes da tecnologia.

E nada faltou à empresa japonesa, que anunciou novos smartphones, smartwatches, tablets, televisores e até uma nova geração de lentes para os dispositivos móveis. Confere tudo aqui:

  • Sony Xperia Z3 e Z3 Compact

Foi há cerca de seis meses que a empresa chefiada por Kazuo Hirai anunciou o Sony Xperia Z2, mas com o rápido avanço da tecnologia, a Sony teve a necessidade de remodelar o seu topo de linha e recorreu à IFA para introduzir o Sony Xperia Z3, o seu novo ‘menino bonito’.

O design do Z3 não foge muito à linha dos seus antecessores mas, desta vez, a Sony decidiu arredondar as bordas do dispositivo, tornando a sua pega mais fácil e confortável. Como se vê no vídeo, o smartphone está totalmente à vontade com uns mergulhos profundos, para além de ser também resistente à poeira. Estas são as especificações completas:

  • Dimensões: 146,5 x 72 x 7,3 mm, 152 g
  • Sistema operativo: Android KitKAt, 4.4.4
  • Ecrã: 5,2 polegadas Full HD Triluminious Live Color LED
  • Resolução: 1920 ×1080 píxeis + 160 (423,6 píxeis por polegada)
  • Câmara traseira: 20,7 megapíxeis
  • Câmara frontal: 3,7 megapíxeis
  • Processador: Snapdragon 801 quad-core 2.5 GHz
  • Memória RAM: 3 GB
  • Memória interna: 16 ou 32 GB (expansível através de um cartão microSDXC até 128 GB)
  • Bateria: 3100 mAh

Apesar de não ter o processador mais recente ou o ecrã mais apelativo, o Sony Xperia Z3 não deixa de impressionar quem dá de caras com ele. A câmara traseira, com um sensor Sony Exmor RS e as novas G Lens, permite a gravação em 4K e fotografias capazes de deixar qualquer um de boca aberta. A visualização de vídeos também será uma experiência agradável com os novos altifalantes frontais com 3D Sound Surround.

03135157816229

Por fim, destaque para mais dois pontos bastante positivos no aparelho: a sua autonomia e uma novidade na conetividade. Preocupada em não deixar os seus clientes ‘na mão’ cada vez que se encontram longe de uma tomada, a Sony, citada pela Mashable, promete uma duração de dois dias com um único carregamento.

Para além disso, o Xperia Z3 vem equipado com a inédita tecnologia PS4 Remote Play, que oferece ao utilizador a capacidade de conetar o smartphone com a consola para que possa servir de segunda tela ou até mesmo de comando.

03135407968237

Para quem prefere mais espaço no bolso ou na mala, a Sony apresentou também o Sony Xperia Z3 Compact, que traz o seu melhor hardware para um smartphone com uma tela de 4,6 polegadas, com resolução de 720×1280, mas com uma memória RAM de 2GB e uma bateria com 2600 mAh. Ambos os dispositivos ficarão disponíveis este outono.

  • Sony Xperia Z3 Tablet Compact

Juntamente com os seus dois smartphones, a empresa japonesa mostrou também ao mundo o seu mais recente tablet e, uma vez mais, o design e a durabilidade são o que impressionam.

O Xperia Z3 Tablet Compact traz consigo uma memória RAM de 3GB, um processador Snapdragon 801 quad-core de 2,5 GHz e uma bela tela de 8 polegadas, com a resolução de 1920×1200, que o colocam numa primeira análise no top-5 dos melhores tablets Android. Claro, tudo isto num equipamento com o peso de 270 gramas e com um ‘chassis’ resistente à agua e a poeiras.

Disponível no outono em versões de 16 GB com Wifi ou 4G, o dispositivo, considerado pela Sony como o “mais leve e poderoso tablet compacto”, é dirigido principalmente ao consumo de conteúdos multimédia, quer sejam vídeos, fotos ou jogos. Na sua traseira encontra-se ainda uma câmara de 8 megapíxeis.

  • SmartWatch 3

O que é uma conferência de uma gigante da tecnologia hoje em dia sem o anúncio de um novo relógio inteligente? A Sony não escapou à regra e revelou o seu mais recente ‘wearable‘, o SmartWatch 3 – o primeiro relógio da Sony a ser equipado com Android Wear -, que leva para o pulso dos seus utilizadores um ecrã de 1,6 polegadas, com a resolução de 320×320 píxeis.

id90793

As tecnologias presentes no dispositivo, como NFC, Bluetooth, Wifi e GPS, serão processadas por um quad-core de 1,2 GHz, para além dos 512 MB de memória RAM, e armazenadas algures nos 4 GB disponíveis. A certificação IP68 confirma a resistência à àgua e a poeiras.

  • Smartband Talk

Uma das principais funcionalidades de um smartwatch prende-se com as vantagens que este pode trazer na prática de atividade física, e para isso, a Sony desenhou um dispositivo com funcionalidades especiais. O Smartband Talk vem com um acelerómetro e pedómetro integrados e funciona em pleno com a aplicação Lifelog, que regista as nossas atividades ao longo do dia e permite estabelecer metas e objetivos individuais.

SmartBand-Talk-SWR30-gallery-03-1240x840-2554ae275bd121c97a68078a7dd88376

Com um ecrã e-paper de 1,4 polegadas, o aparelho, resistente também a água e poeiras, oferece ainda a possibilidade de realizar chamadas, quando ligado por bluetooth a um smarphone, através dos altifalante e microfone embutidos, podendo ainda mostrar mensagens de texto, eventos do calendário e notificações do Facebook. A Sony aponta uma duração da bateria de 3 dias.


Os smartphones e os wearables não foram a única preocupação da Sony durante a IFA 2014. Numa loja perto de ti poderão estar, brevemente, uma das duas televisões curvas que estiveram em exibição, de 65 e 75 polegadas, com a resolução 4K, um poderoso sistema de som e todo o software necessário para que a imagem chegue aos olhos do utilizador na melhor forma possível.

 

Por último, a segunda linha de objetivas para smartphones. Estes dois novos modelos, a ILCE-QX1 e a DSC-Qx30, que fazem a ligação com o smartphone via wifi, “tem capacidade para captar fotografias de alta qualidade, com uma desfocagem deslumbrante, e cenas noturnas, com elevada nitidez, alta sensibilidade e baixo ruído”, segundo o comunicado de imprensa da Sony.

main_ape

Fontes: TecMundo, DDay, Sony, Gizmodo, Pplware, Exame