Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

Nesta semana, trazemos uma vez mais dicas preciosas para rechares o teu smartphone da Apple com aplicações vantajosas para todos os que as utilizam. O Ricardo Rodrigues e o Gonçalo Marques Barbosa, ambos portadores de iPhones, já deram o seu testemunho e tornaram públicas as apps que consideravam mais úteis nos seus smartphones, e esta semana marca a estreia de uma mulher nas Apps EFianas, a Marta Spínola Aguiar, editora da secção Vida no Espalha-Factos, que também carrega consigo um dispositivo com iOS!

Vamos lá às dicas desta semana.

Os smartphones e tablets dispensam praticamente o recurso a qualquer outro tipo de tecnologia para a realização de grande parte das tarefas. Uma dessas tarefas passa pela leitura de livros que, com o passar dos anos, têm sido ocupados pelos e-books, mas há também aplicações para esse efeito nas plataformas móveis, como a Goodreads.

Com mais de 20 milhões milhões de utilizadores, esta app permite a pesquisa rápida de títulos pela sua loja interativa, por género, data ou rating, bem como a leitura ou escrita de reviews por parte dos seus utilizadores, para além de permitir a partilha de livros com os teus amigos. Podes ainda criar uma lista dos livros que pretendes ler e, apesar de não ser o seu principal foco, existem ainda dois mil e-books para leitura gratuita.

screen568x568 (1)

Veredito da Marta: “a Goodreads é uma plataforma que reúne livros e escritores e é o sítio perfeito para descobrires novas aventuras literárias. Para além das críticas de quem lá os leu, bem como a sinopse dos livros, esta app permite-te encontrar novas obras dentro dos teus géneros literários preferidos”.

“30 milhões de pessoas não podem estar erradas!” – é assim que começa a descrição da Skyscanner na App Store. Este software oferece-te a possibilidade de encontrares o bilhete de avião mais em conta para o destino para onde pretendes viajar, tendo para isso de introduzir o local de embarque e o destino de forma “rápida, flexível e gratuita“, como prometem os programadores. Poderás filtrar os resultados por preço, classe ou companhia aérea.

screen568x568 (4)

Veredito da Marta: “muito funcional e prática, o Skyscanner compila os diversos preços e as diversas companhias aéreas que voam para determinado destino. Por exemplo, se quiseres voar para Paris, apenas tens que introduzir o destino e as datas em que pretendes realizar as viagens e o Skyscanner mostra-te que voos estão disponíveis, figurando, em primeiro lugar, o mais barato. Esta é uma app para ter sempre à mão, em qualquer smartphone”.

Quem não conhece o Shazam? Esta aplicação já vem instalada de raíz em diversos smartphones e as suas funcionalidades são simples, mas extremamente eficazes. Se estás a ouvir uma música mas não sabes o nome ou quem a canta, basta tirares o smartphone do bolso, e com dois cliques e uns segundos de espera receberás todas as informações referentes ao som, bem como a possibilidade de adquirir no iTunes. Claro, tudo isto requere uma ligação à internet.

screen568x568 (2)

Veredito da Marta: “Quantas vezes vais no carro ou estás numa discoteca e não sabes qual o nome da música que está a dar? Quantas vezes chegas a casa e vais ao Google escrever parte da letra para descobrires o cantor? Com o Shazam, esses problemas ficam resolvidos. Com ligação à internet, podes facilmente fazer “shazam” e descobrir quem canta, qual o nome da música, a que álbum pertence e qual o próximo concerto do intérprete. E podes ter a certeza que te vais surpreender!”