Chegou, entrou e arrasou. A Samsung anunciou hoje ao mundo o Samsung Galaxy Note 4, o mais recente membro da linha de phablets da empresa coreana, durante a Samsung Unpacked 2014, uma conferência que decorreu na IFA, a maior feira de tecnologia da Europa. Foi com toda a ostentação que o smartphone foi apresentado às centenas de jornalistas presentes em Berlim e promete dar muito que falar nas próximas semanas.
O Samsung Galaxy Note foi o aparelho que abriu um novo tipo de mercado: o dos phablets, um dispositivo que junta o que de melhor tem um tablet e um smartphone. Desde então que a empresa presidida por Boo-Keun Yoon lançou três outros dispositivos da mesma linha, sendo que o último chegou precisamente hoje, em Berlim, durante a IFA 2014.
O Samsung Galaxy Note 4 é o mais recente membro da família Samsung e traz consigo especificações que o colocam imediatamente no topo dos smartphones Android. As alterações no seu design não são muito significativas, mas agora, ao invés de um corpo de plástico, o equipamento ostenta bordas em metal para além de uma traseira com um tecido que se assemelha ao cabebal, tal como encontrado no Samsung Galaxy S5.
Tudo isto num corpo de 176 gramas, compreensivelmente mais pesado do que o seu antecessor, que pesava 168 gramas, mas com uma diferença pouco notória no dia-a-dia.
Especificações completas:
- Dimensões: 153,5 x 78,6 x 8,5 milímetros, 176 gramas
- Sistema operativo: Android KitKAt, 4.4.4 (com TouchWiz)
- Ecrã: 5,7 polegadas
- Resolução: 2560×1440 píxeis (515 píxeis por polegada)
- Câmara traseira: 16 megapíxeis com estabilizador ótico
- Câmara frontal: 3,7 megapíxeis
- Processador: quad-core a 2,7 GHz ou octa-core a 1,9 GHz (dependendo do mercado)
- Memória RAM: 3 GB
- Memória interna: 32 GB (expansível através de um cartão microSD)
- Bateria: 3220 mAh
Confere aqui o hands-on por parte da equipa do The Verge:
http://youtu.be/pv2xZ4A8fmA
A TouchWiz – a máscara que a Samsung coloca ‘por cima’ do Android puro – está melhorada e conta com algumas funcionalidades inspiradas no Android L, a nova versão do sistema operativo do robot verde, de momento disponível apenas para desenvolvedores. O sensor biométrico, para medir os batimentos cardíacos, bem como o leitor de impressões digitais, funcionalidades até então disponíveis somente no Galaxy S5, também migraram para o novo ‘big boy‘ da Samsung.
Ainda a pensar nas selfies, a câmara frontal possui um ângulo alargado para que ninguém fique fora da fotografia. Na parte da frente está também o ecrã quad HD Super AMOLED, uma das principais maravilhas do equipamento, cuja resolução deixa qualquer um de boca aberta e promete qualidade máxima na visualização de fotos, vídeos, ou na leitura de textos.
A S Pen, a caneta que acompanha o Note 4, foi melhorada e a sua precisão foi redobrada para que o sentimento de escrever no papel seja cada vez mais real. Estas e muitas outras funcionalidades serão suportadas por uma grande bateria, que promete autonomia superior a 24 horas, e que pode ser carregada até 50% em apenas 30 minutos.
A chegada do Samsung Galaxy Note 4 aos mercados deverá acontecer este outono, nas cores Charcoal Black, Frost White, Bronze Gold e Blossom Pin, mas ainda não há qualquer preço anunciado. Ainda durante o evento, a Samsung anunciou mais um resultado da parceria com a Swarovski e apresentou uma versão do aparelho coberta com cristais da marca.