Chegou, entrou e arrasou. A Samsung anunciou hoje ao mundo o Samsung Galaxy Note 4, o mais recente membro da linha de phablets da empresa coreana, durante a Samsung Unpacked 2014, uma conferência que decorreu na IFA, a maior feira de tecnologia da Europa. Foi com toda a ostentação que o smartphone foi apresentado às centenas de jornalistas presentes em Berlim e promete dar muito que falar nas próximas semanas.

O Samsung Galaxy Note foi o aparelho que abriu um novo tipo de mercado: o dos phablets, um dispositivo que junta o que de melhor tem um tablet e um smartphone. Desde então que a empresa presidida por Boo-Keun Yoon lançou três outros dispositivos da mesma linha, sendo que o último chegou precisamente hoje, em Berlim, durante a IFA 2014.

O Samsung Galaxy Note 4 é o mais recente membro da família Samsung e traz consigo especificações que o colocam imediatamente no topo dos smartphones Android. As alterações no seu design não são muito significativas, mas agora, ao invés de um corpo de plástico, o equipamento ostenta bordas em metal para além de uma traseira com um tecido que se assemelha ao cabebal, tal como encontrado no Samsung Galaxy S5.

samsung-unpacked-galaxy-note-4-3_2040_verge_super_wide

Tudo isto num corpo de 176 gramas, compreensivelmente mais pesado do que o seu antecessor, que pesava 168 gramas, mas com uma diferença pouco notória no dia-a-dia.

Especificações completas:

  • Dimensões: 153,5 x 78,6 x 8,5 milímetros, 176 gramas
  • Sistema operativo: Android KitKAt, 4.4.4 (com TouchWiz)
  • Ecrã: 5,7 polegadas
  • Resolução: 2560×1440 píxeis (515 píxeis por polegada)
  • Câmara traseira: 16 megapíxeis com estabilizador ótico
  • Câmara frontal: 3,7 megapíxeis
  • Processador: quad-core a 2,7 GHz ou octa-core a 1,9 GHz (dependendo do mercado)
  • Memória RAM: 3 GB
  • Memória interna: 32 GB (expansível através de um cartão microSD)
  • Bateria: 3220 mAh

Confere aqui o hands-on por parte da equipa do The Verge:

http://youtu.be/pv2xZ4A8fmA

A TouchWiz – a máscara que a Samsung coloca ‘por cima’ do Android puro – está melhorada e conta com algumas funcionalidades inspiradas no Android L, a nova versão do sistema operativo do robot verde, de momento disponível apenas para desenvolvedores. O sensor biométrico, para medir os batimentos cardíacos, bem como o leitor de impressões digitais, funcionalidades até então disponíveis somente no Galaxy S5, também migraram para o novo ‘big boy‘ da Samsung.

samsung-unpacked-galaxy-note-4-8_2040.0

Ainda a pensar nas selfies, a câmara frontal possui um ângulo alargado para que ninguém fique fora da fotografia. Na parte da frente está também o ecrã quad HD Super AMOLED, uma das principais maravilhas do equipamento, cuja resolução deixa qualquer um de boca aberta e promete qualidade máxima na visualização de fotos, vídeos, ou na leitura de textos.

A S Pen, a caneta que acompanha o Note 4, foi melhorada e a sua precisão foi redobrada para que o sentimento de escrever no papel seja cada vez mais real. Estas e muitas outras funcionalidades serão suportadas por uma grande bateria, que promete autonomia superior a 24 horas, e que pode ser carregada até 50% em apenas 30 minutos.

03122316540025

A chegada do Samsung Galaxy Note 4 aos mercados deverá acontecer este outono, nas cores Charcoal Black, Frost White, Bronze Gold e Blossom Pin, mas ainda não há qualquer preço anunciado. Ainda durante o evento, a Samsung anunciou mais um resultado da parceria com a Swarovski e apresentou uma versão do aparelho coberta com cristais da marca.

03125041260094

 

Fontes: TecMundo, The Verge