A cena em que a a rainha Cersei Lannister saía nua de uma igreja na Croácia foi proibida pela instituição. Os produtores afirmam ter encontrado um local alternativo.

Embora afirmem ter encontrado uma solução, o local alternativo ainda não foi revelado. Segundo a imprensa croata, a proibição causou problemas aos responsáveis pela série, já que a cena que ali iria ser gravada era de extrema importância para a quinta temporada da série. Esta cena corresponderia ao passeio de penitência da rainha Cersei Lannister (Lena Headey).

Zeljko Raguz, vice-presidente da Câmara Municipal de Dubrovnik, onde se situa a King”s Landing, disponibilizou-se para ajudar os responsáveis de A Guerra dos Tronos na realização desta cena. No entanto, a opinião do bispado foi bem diferente, já que rejeitou as gravações da cena na igreja San Nicola. Para se justificar a instituição argumentou que uma cena como esta “provavelmente também não poderia ser filmada nas catedrais de Londres ou Washington, ou na residência da Rainha e na Casa Branca“.

Porém, a HBO vai poder gravar Cersei a andar nua pelas ruas, desde que esta não se aproxime da zona proibida. Assim, as cenas que iriam ser gravadas na igreja, passam agora para um cenário falso criado para substituir o local inicialmente escolhido.

Guerra dos Tronos

É de recordar que a série, A Guerra dos Tronos, tem sido alvo de diversas críticas pela utilização excessiva de cenas de nudez, sexo e violência.