O desenvolvimento exponencial da tecnologia tem permitido que diversos smartphones fossem já resistentes à água e à poeira. No entanto, a fabricante BARTEC PIXAVI acaba de lançar o Impact X, um smartphone Android capaz de resistir a explosões.

A empresa decidiu apostar num produto apto a sobreviver a ambientes extremos e perigosos, mas com um design e tecnologia mais avançados, já que falamos de um verdadeiro Android.

De acordo com a empresa, o Impact X é construído a partir de uma estrutura de alumínio (à prova de corrosão) com certificação de resistência IP68. Além disso, conta com uma proteção Gorila Glass com dois milímetros de espessura, que permite inclusive o uso de luvas, é capaz de resistir a quedas de até dois metros, ou impactos com até dois joules de intensidade e resiste à variação de temperatura entre 40°C e 60°C (em standby) ou entre 20°C e 45°C (em uso).

Este poderoso modelo também conta com os exigentes certificados IECEx e ATEX Zone 1, garantindo que o aparelho funcione até mesmo após uma explosão.

 http://youtu.be/WAuUKDHDdnY

As especificações técnicas do Impact X ainda incluem um ecrã IPS de 4,6 polegadas com resolução de 480×800 pixels, uma bateria de 3000 mAh, e sistema operacional Android JellyBean 4.2.2.. Outra característica invulgar é a configuração dual-camera que, independentemente da posição do telefone, os vídeos serão gravados em modo horizontal devido ao acréscimo de uma segunda câmara digital rodada em 90 graus comparativamente à outra. Ambas as câmaras são de 8 MP, com um botão físico dedicado às capturas. O resistente Impact X também vem com os seguintes sensores: giroscópio de três eixos, acelerómetro, bússola, GPS, medidor de temperatura e de pressão.

 BARTEC-PIXAVI-Impact-X-specs

 

O Impact X é fabricado na Noruega e ainda não tem data de lançamento ou preço, mas espera-se algo entre os 1000 e 1200 dólares. A disponibilidade deste smartphone deverá ser limitada e restrita, visto que o seu target é a indústria pesada.