Os cientistas da Universidade da Califórnia,  nos Estados Unidos da América, comprovaram a teoria do efeito cheerleader de Barney Stinson, personagem da série de sucesso How I Met You Mother

Durante uma das suas conversas, Barney explica aos amigos que algumas raparigas são bonitas quando inseridas num grupo de amigas, mas que não são assim tão atraentes quando estão sozinhas. O efeito cheerleader é falado no sétimo episódio da quarta temporada da série.

Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia, o efeito cheerleader acontece porque o sistema visual cria um padrão ao observar vários rostos em conjunto, fazendo uma espécie de média daquilo que está a ver. A cara mais bonita sobe a média do grupo levando as pessoas a acreditar que têm todas a mesma beleza.

O artigo publicado na revista cientifica norte-americana Psychological Science afirma que o efeito cheerleader aplica-se as mulheres e aos homens, e  comprova assim a teoria de Barney Stinson, uma das personagens mais emblemática de How I Met Your Mother.

É mesmo caso para dizer que este estudo é Legen – wait for it – dary.