O Espalha-Factos resolveu fazer-se à estrada para dar-te a conhecer algumas das localidades mais belas de Portugal, aparte das metrópoles Lisboa e Porto – e, porque o calor do verão faz sentir-se particularmente no Algarve, Pelos Caminhos de Portugal, leva-te a Tavira, uma cidade pequena mas solarenga, orgulhosamente possuidora da Praia da Ilha de Tavira, considerada, pelo guia Lonely Planet’s “Travel With Children”, a 8ª melhor do mundo para estar em família.

Com um clima temperado mediterrânico, esta cidade portuguesa, cujo conselho abarca nove freguesias, é o destino de férias perfeito, sobretudo pela tranquilidade e beleza tradicional e histórica que emana. É ainda de referir os vestígios da presença de várias povos e culturas (fenícios, turdetanos, árabes e judeus), sobretudo na arquitectura, os telhados quatro-águas, a herança militar e as típicas embarcações de pesca.

SONY DSC

PARA UMA ESTADIA AGRADÁVEL

  • A Pousada do Convento da Graça situa-se em redor do pátio do Convento de Santo Agostinho, datado do séc. XVI, dispondo de uma piscina exterior e de espreguiçadeiras, à sombra de guarda-sóis. Todos os quartos possuem vista para o pátio ou para o jardim com piscina. O buffet de pequeno-almoço é servido diariamente na sala de refeições ou no pátio e o restaurante não dispensa a cozinha local.
  • O Tavira Historic Houses disponibiliza apartamentos ultra-modernos, com cozinha equipada e casa de banho privativa, com as praias e a margens do Oceano Atlântico apenas a 10 minutos de carro.
  • Para quem é fã da elegância dos hotéis, recomenda-se o Hotel Porta Nova, localizado numa encosta tranquila e a poucos minutos do centro da cidade, com varandas privativas e piscinas tanto interiores como exteriores; e, sobretudo, o Vila Galé Tavira que não só se distingue pela decoração que recria um ambiente árabe com influências do passado sul de Portugal, mas também pelos 268 quartos, os serviços de gastronomia e as áreas públicas de grande dimensão ideais para a realização de eventos. É ainda de salientar a proximidade ao Mercado de Tavira.

SONY DSC

ONDE COMER

  • Para o pequeno-almoço e lanche recomenda-se qualquer um dos cafés situados na baixa de Tavira, onde também se encontra, um bocadinho mais afastada, a antiga Praça Velha. A maioria das esplanadas tem vista para o local onde costumam realizar-se eventos organizados pela ou com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, como concertos ou outras performances artísticas. O Jardim do Coreto encontra-se também bastante próximo e durante o verão não faltam barracas com produtos regionais à venda, havendo também espaço para uma pequena Feira do Livro.
  • Para o almoço e jantar o leque de opções é diversificado: os restaurantes do Centro Comercial Plaza, sendo de salientar o de comida chinesa e o de sushi; os restaurantes situados na Rua Dr. António Cabreira, não sendo possível deixar de referir o de comida indiana e o Restaurante Abstracto, que serve comida tradicional, em particular marisco, muito apreciado pelos turistas.
  •  Um pouco mais afastados do centro da cidade: o Restaurante O Ciclista, com cozinha tradicional portuguesa, e o A Ver Tavira, que costuma ter concertos de Fado.
  • Para provar o ex-libris da gastronomia local, recomendam-se os restaurantes das Quatro-Águas, junto ao rio, onde se tem acesso aos sabores do mar, destacando-se o polvo, o peixe grelhado, o atum e os mariscos.

O QUE FAZER

  • Recomenda-se o Cineteatro António Pinheiro, ou Cineclube de Tavira, para uma sessão de cinema ou para a Mostra de Cinema Não-Europeu, que se realiza nos Claustros do Convento do Carmo.
  • O Centro de Ciência Viva é uma excelente opção para quem procura cultivar-se um pouco, até porque oferece programas interessantes e divertidos para crianças e jovens, assim como para toda a família.
  • Para a prática de exercício físico, existe o Skate Parque de Tavira, com um circuito de ginástica, uma zona para skate, patins e bicicletas e um circuito de trânsito com karts para crianças.
  • É possível fazer observação de aves, passeios de canoa e mergulho, entre outras actividades. Para fãs de golfe, existem campos em Cabanas de Tavira.
  • A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos é um óptimo sítio não só para ler, mas para assistir a lançamentos de livros, a palestras e a workshops e, claro, beber um café na sombra da esplanada.
  • A Câmara Municipal de Tavira dispõe de audio-guias, sendo propostos três percursos na cidade: Vila-a-Dentro, Além da Ponte e Aquém da Ponte.
  • Não te esqueças de ver o Castelo de Tavira, o Museu Municipal de Tavira (Palácio da Galeria e o Núcleo Museológico Islâmico) e as 21 Igrejas, símbolos da essência de Tavira. O Rio Gilão é outra paisagem a não perder!

SONY DSC

 

Para mais informações, basta contactar o Posto de Turismo de Tavira. Se ainda não estão convencidos, não se esqueçam que a nossa dieta mediterrânica é Património Cultural Imaterial da Humanidade – e que mais vale ver para crer!