A 31.ª cerimónia dos MTV Video Music Awards decorrerá esta noite em Inglewood, Califórnia. Além da atribuição de prémios nas várias categorias, poderás ainda assistir a atuações de artistas bem conhecidos como Usher, Jessie J, Sam Smith, Nicki Minaj, Ariana Grande, entre outros. O Espalha-Factos acompanhou em direto a emissão dos VMAs 2014, transmitida pela MTV Portugal a partir da 1 da manhã.

Na red carpet, os 5 Seconds Of Summer arrecadaram o título de Melhor Lyric Video, com o vídeo de Don’t Stop. Taylor Swift e Iggy Azalea foram algumas das primeiras artistas a serem entrevistadas. Desta vez, Miley Cyrus apareceu no tapete vermelho com um outfit menos polémico. A cantora revelou que está a trabalhar com os The Flaming Lips, num registo psicadélico, afastado do pop. Jennifer Lopez contou que gravou há dois dias um videoclip com Iggy Azalea, num remix da canção Booty. Usher apresentou um excerto do vídeo da música She Came To Give It To You, uma colaboração com Nicki Minaj. A primeira atuação antes da cerimónia foi das Fifth Harmony com a canção Bo$$. Seguiu-se Charli XCX, que cantou a música The Fault In Our Stars.

A primeira grande atuação da noite pertenceu a Ariana Grande, que interpretou o seu mais recente single, Break Free. Logo de seguida foi a vez de Nicki Minaj, com o tema Anaconda. A atuação incluiu parte da coreografia sensual do videoclip. Jessie J juntou-se às duas artistas em palco, e as três cantaram Bang Bang. Começava assim a cerimónia dos MTV Video Music Awards 2014.

Snoop Dogg Gwen Stefani subiram ao palco para anunciar o Melhor Vídeo Feminino. O prémio foi para Katy Perry, com o vídeo de Dark Horse.

Apresentada por Lorde, Taylor Swift animou o público com Shake It Off. Quando estava prestes a saltar para cima dos bailarinos, a cantora fez uma pausa inesperada, durante a qual comentou o incidente da cobra que mordeu uma das dançarinas de Minaj durante os ensaios.

De seguida, Chelsea Handler entregou o Moonman de Melhor Vídeo Masculino Ed Sheeran, pelo videoclip de Sing. O cantor fez um discurso bastante curto, agradecendo a Pharell Williams, com quem colaborou.

Entre os nomeados para Melhor Video Pop, Ariana Grande foi a grande vencedora da categoria graças a Problem.

Sam Smith foi o artista seguinte a pisar o palco dos VMA, trazendo um dos seus grandes hits, Stay With Me.

Melhor Vídeo de Hip-Hop foi apresentado por Common, que fez um discurso acerca da importância do género musical, incluíndo um momento de silêncio por Michael Brown. A categoria foi ganha por Drake e pelo vídeo de Hold On (We’re Going Home). O cantor não pôde comparecer à entrega do prémio.

A atuação que se seguiu foi a de Usher, que revelou na íntegra a música She Came To Give It To Youao lado de Nicki Minaj. A atuação foi acompanhada por uma extensa equipa de músicos, desde a guitarra ao trompete e ao saxofone, passando pelas teclas e pelo baixo.

O prémio de Melhor Vídeo de Rock foi entregue pelas mãos de Trey Songz a Lorde, dado sucesso do vídeo de Royals. A cantora neozelandesa não conseguiu, porém, discursar para a câmara correta.

A cerimónia prosseguiu com a prestação dos 5 Seconds of Summer e a música Amnesia.

O prémio que foi de seguida atribuído foi o de Melhor Revelação. O prémio foi arrecadado pelas Fifth Harmony, com o vídeo de Miss Movin On. Foi feita logo de seguida uma breve homenagem ao ator Robin Williams ao som de A Sky Full Of Stars dos Colplay.

Jennifer Lopez apresentou-se no palco e apresentou Iggy Azalea, que cantou ao lado de Rita Ora single Black Widow. Teias de aranha gigantes e bailarinas clássicas fizeram parte do espetáculo.

Jason Derullo Demi Lovato também marcaram presença no palco para introduzir o concerto dos Marron 5, que decorreu num palco exterior. Foi possível ouvir a música Maps, o primeiro single do seu mais recente projeto, V.

O apresentador Jimmy Fallon também esteve presente na cerimónia, com o seu sentido de humor característico. Fallon entregou o prémio de Vídeo do Ano Miley Cyrus e ao polémico videoclip de Wrecking Ball. A cantora mostrou o seu lado solidário: no seu lugar compareceu um jovem sem abrigo nos EUA que tem estado “perdido, esfomeado e assustado”. O rapaz tem trabalhado em hotéis e tem vivido em abrigos. Jesse apela a que se juntem na página da cantora para marcar a diferença no mundo. Foi sem dúvida o discurso da noite.

O momento que se seguiu foi da cortesia de Beyoncé. A cantora passou por todas as faixas do seu último álbum. Os efeitos de luzes, cores e vídeo, assim como as coreografias fizeram desta a melhor atuação de todo o evento. No fim da atuação, Jay-Z e a filha do casal, Blue Ivy, subiram ao palco e entregaram a Beyoncé o prémio Michael Jackson Video Vanguard Award, fechando assim esta edição dos MTV Video Music Awards.

 Confere a lista de vencedores dos MTV VMA 2014:

  • Melhor Lyric Video: 5 Seconds To Summer;
  • Melhor Vídeo: Katy Perry feat. Juicy J – Dark Horse;
  • Melhor Vídeo Masculino: Ed Sheeran – Sing;
  • Melhor Vídeo Pop: Ariana Grande feat. Iggy Azalea – Problem;
  • Melhor Vídeo de Hip Hop: Drake feat. Majid Jordan – Hold On (We’re Going Home);
  • Melhor Vídeo de Rock: Lorde – Royals;
  • Melhor Revelação: Fifth Harmony – Miss Movin On;
  • Vídeo do Ano: Miley Cyrus – Wrecking Ball;
  • Michael Jackson Video Vanguard Award: Beyoncé