Já esteve em Portugal e Moçambique, agora chegou a vez do Brasil. O 8 ½  Festa do Cinema Italiano vai dar ares da sua graça no país do samba, de 25 a 31 de agosto, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O evento vai realizar-se em cinemas de referência, como o Cineflix Shopping Total, a Cinemateca Paulo Amorim e o Cinedrome, na universidade UNISINOS. Para além da programação habitual, haverá sessões especiais comentadas por professores do curso de Cinema da UNISINOS – Campus de São Leopoldo, e ainda uma apresentação de curtas-metragens sobre a comunidade italiana no Rio Grande do Sul.

A sessão de abertura, no dia 25, vai contar com o repetente Viva a Liberdade, de Roberto Andò, que também abriu o festival no Cinema São Jorge, em Lisboa. Protagonizado por Toni Servillo, o filme faz uma paródia sobre o mundo da política italiana.

Com diversas sessões por dia, a Festa vai celebrar destaques como Zoran, o meu sobrinho herdado, de Matteo Oleotto, Anos Felizes, de Daniele Luchetti ou A Máfia Mata Só no Verão, de Pif.

E como já é habitual, o 8 ½ não traz apenas cinema. Haverá também lugar para aulas experimentais livres – Italiano per Principianti-, de 60 minutos, que irão promover não apenas a língua, mas também o conhecimento da cultura italiana.

O programa completo pode ser consultado aqui.