Convite SATURNINO

‘Não toquem na senhora marquesa!’ será lançado amanhã

A mais recente obra Não toquem na senhora marquesa! de Maria Saturnino, terá a sua sessão de lançamento  em Tavira, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, amanhã, dia 23 de agosto, às 18h.

Maria Saturnino Barros, natural de Tavira, lança a sua terceira obra que intercala narrativas com poesia, depois do livro de poesia Entre Margens (2008) e o de contos Os deuses não moram aqui (2009). A apresentação de Não toquem na senhora marquesa! estará  a cargo do patrono da Escola Secundária Dr. Jorge Correia, da Professora Ana Cristina Matias e, ainda, de outros convidados.

No prefácio, a Professora Ana Cristina Matias conta que Maria Saturnino é “uma dessas raras pessoas, cheia de experiência de vida, observadora analítica e minuciosa do mundo que, por puro exercício mental, se dedica à arquitetura de ficção narrativa, convidando-nos a passar temporadas, longas ou curtas, consoante a nossa disponibilidade e vontade, no seu lar de histórias. O seu recheio do seu lar de histórias impõe-se como testemunho histórico de um ser-se português que ganhou novos cambiantes ao instalar-se em outras paragens além-fronteiras europeias, no caso concreto desta obra em Moçambique. Não é esse o único espaço sociocultural em que a obra se desenvolve, mas é ele o seu espaço nuclear, ao qual se chega vindo da Metrópole, do qual se parte para a antiga Índia portuguesa, ou do qual se sente excluído, retornando-se, por isso, desconsolado à terra berço da nacionalidade lusa”.

Embora um dos espaços nucleares da acção seja Moçambique, onde viveu muitos anos, a autora não esquece as suas raízes e dedica tempo também à Ria Formosa e à sua cidade natal.

Mais Artigos
Maradona
Canais TVCine homenageiam Maradona com estreia de documentário