O Espalha-Factos resolveu fazer-se à estrada por forma a dar-te a conhecer algumas das localidades mais belas de Portugal à parte das metrópoles Lisboa e Porto. Continuamos com a nossa viagem por caminhos de Portugal; dirigimo-nos agora para junto da capital, visitando uma das belas penínsulas e baías do país – e, quem sabe, até do mundo.

Capital de distrito, Setúbal é uma cidade à beira-rio situada a cerca de quarenta quilómetros de Lisboa. Dividida em oito freguesias, a cidade conta com cerca de 120.000 habitantes, segundo dados de 2011.

setubalmapa

Mapa das freguesias do concelho de Setúbal

Setúbal sempre foi conhecida pela variedade de atracções que faz dela uma cidade rica em cultura e turismo.

A Serra da Arrábida faz as delícias dos amantes da Natureza, sendo também palco de algumas das melhores praias do país. Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida são algumas das praias que atraem milhares de pessoas todos os verões, cujo acesso pode ser efectuado através de carro ou autocarro, em cerca de quinze minutos. Também a Península de Tróia pode ser visitada via ferry, onde as praias, o casino e a marina fazem os encantos de qualquer um.

troia

Península de Tróia

Na Serra, é possível visitar o Forte de S. Filipe, monumento histórico com pousada e café, o qual disfruta de uma vista absolutamente magnífica sobre toda a cidade, a baía, a própria Serra, a Península de Tróia e o Oceano Atlântico.

Para quem prefere explorar a cidade a pé, a baixa promete encantar qualquer visitante. A Praça do Bocage – centro da cidade – é um dos mais belos pontos do território, onde se destacam a estátua do poeta, a Câmara Municipal e a Igreja de S. Julião. Nesta zona, podemos também ter acesso ao Miradouro das Fontainhas, o qual permite apreciar toda a baía setubalense.

bocage

Praça do Bocage

A Avenida Luísa Todi, a qual faz a ligação entre a baixa e a zona ribeirinha, reúne mais alguns dos grandes pontos da cidade, nomeadamente: o Fórum Luísa Todi, renovado recentemente, onde a agenda mensal apresenta espectáculos variados e de baixo custo; a vida nocturna, onde é possível encontrar bares para gente de todas as idades; e, finalmente, alguns dos melhores restaurantes de Setúbal. De facto, a região ganhou grande fama graças à sua gastronomia: o peixe assado e o choco frito são duas das mais famosas iguarias que atraem visitantes de dentro e fora do país.

Provenientes de Setúbal, contam-se celebridades como o estilista Luís Buchinho e o treinador José Mourinho. Outras vertentes culturais – nomeadamente a moda, a música, o teatro, etc. – surgem frequentemente na cidade em locais como o já referido Fórum Luísa Todi, o Auditório Municipal Charlot, o Largo José Afonso, a Casa da Cultura, entre outros.

LuisaTodi

Fórum Luísa Todi

Para saberes mais sobre esta região, podes visitar a página oficial da respectiva Câmara Municipal aqui.