Gelados italianos em aceleras vintage povoam o Porto

A marca Fresco da Gustare vende gelados artesanais inspirados nas melhores receitas italianas, deslocando-se em aceleras vintage pelas ruas e praias do Porto.

“Vender a um preço justo um excelente gelado” é o objetivo principal da marca, cujo público-alvo se situa entre os 25 e os 45 anos. “As crianças não ligam a gelados, querem só algo fresco e doce. As pessoas desta faixa etária nasceram no tempo em que existiam vespas e nós queremos ressuscitar lembranças e proprocionar simultaneamente um bom gelado”, revelou Octávio Viana, consultor financeiro da marca, em declarações ao Público.

Ainda segundo Octávio Viana,“tudo surgiu quando levei uns amigos italianos a provar uns gelados em Lisboa. Eles não acharam nada de especial e eu desvalorizei porque geralmente nós gostamos sempre muito mais daquilo que é nosso”. De facto, a origem da marca de gelados deu-se quando este estava em Itália e provou o verdadeiro gelado italiano: “Chovia torrencialmente, eram dez da noite, cheguei a uma gelataria e tinha 30 pessoas à minha frente. Quando chegou a minha vez já tinha outras 30 atrás. Pensei “se abrisse isto em Portugal ganhava dinheiro””.

E foi o que fez. Atualmente, a Fresco da Gustare tem quatro motos, duas delas aptas para utilização, mas apenas uma em “funcionamento alternado” já que “o tempo não está a ajudar, não justifica estarmos na rua”. Por este motivo a marca está a negociar a sua colocação em espaços como galerias ou centros comerciais, onde possam permanecer independentemente de estar bom ou mau tempo e funcionar o ano inteiro.

Octávio confessou ainda que o segredo da marca “está na receita, nos ingredientes e na confecção”. Quando regressou a terras lusas também ensinou tudo o que sabia à irmã, Maria João Viana, dona da empresa e aquela que confecciona todos os gelados. Estes custam entre 1,90 euros (um gelado pequeno, com um sabor) e os 4,50 euros (um gelado grande com quatro sabores). As vaschettas de um litro custam 17 euros e podem ser adquiridas no laboratório da marca por encomenda.

Poderás ficar a saber mais sobre a Fresco da Gustare através do seu site oficial, ou podes ainda ir à sua página de facebook.

Mais Artigos
Dirty Dancing
‘Dirty Dancing’ está de volta e conta com Jennifer Grey