Estamos em agosto e finalmente o calor começa a apertar cada vez mais. Como nesta altura a palavra ‘praia’ se torna tão recorrente como a palavra ‘viagem’, o Espalha-Factos reuniu para ti um conjunto de sugestões de praias portuguesas de variadas zonas do país que poderás experimentar para que garantas o teu lugar ao sol.

Tavira –  Ilha de Tavira 

Porque o calor já há muito que se faz sentir, não existe melhor maneira de o aproveitar do que na Praia da Ilha de Tavira, considerada, em 2009, a 8.ª melhor do mundo para estar em família pelo guia Lonely Planet’s “Travel With Children”. Apenas a um quilómetro de distância da cidade de Tavira e menos ainda do cais das Quatro Águas, a viagem de barco é rápida e agradável e, uma vez chegados à praia, podemos apreciar a vegetação, os pinheiros e as mesas de piquenique, o parque de campismo e uma excelente variedade de bares e restaurantes até chegarmos ao extenso areal. É de realçar as aulas de Zumba e as fantásticas sunset partys no Xiri Beach Bar, que integrou o Top 10 dos melhores locais à beira mar na edição de julho da Revista Barlavento.

praia-da-ilha-de-tariva-c37a

Portimão – Praia da Rocha

Não podia faltar uma das praias mais famosas do Algarve e, também, de Portugal Continental. O espaço tem cerca de 146.000 m2, distribuídos ao longo de 1,5 km de costa. O seu nome é derivado das rochas que se encontram entre o areal e o mar. Aqui também poderás visitar a Fortaleza de Sta. Catarina, construída no séc. XVII para defender a barra do Rio Arade. De noite a praia, bem como as suas redondezas repletas de vários restaurantes e bares, tornam-se num espaço animado e bastante apelativo a um passeio pedestre para turistas.

beach-praia-da-rocha-aerial-view-780x520

Albufeira – Praia dos Pescadores

Outra das praias do Algarve, conhecida pela sua beleza natural, bem como os seus eventos culturais e desportivos no Verão. Situada no coração da cidade de Albufeira, esta praia tem uma grande alfuência durante a época balnear (tanto da parte de turistas, como de locais) devido a essa mesma proximidade, tornando-a numa praia urbana por excelência. A Praia dos Pescadores é também conhecida pela sua beleza natural, concedida pela sua areia dourada e grandes rochas que rodeiam a praia. Nesta praia existem embarcações, tanto dedicadas a atividades de pesca, como a visitas turísticas e outras diversões.

6785014_Z6koL

Albufeira – Praia de Santa Eulália

Esta simpática praia, também de Albufeira, contrariamente à Praia dos Pescadores, vê-se rodeada pelo verde do pinhal circundante e pela zona ajardinanda. O areal é amplo e tem muitos recantos, resultantes das formações rochosas. Esta praia tem uma localização mais “escondida” em relação a outras praias algarvias, mesmo assim a procura da parte dos turistas é muita. Ainda junto ao areal, existe o complexo de lazer que inclui bar e restaurante. Não muito longe está ainda a Praia de Olhos D’Água, conhecida pelas suas nascentes submarinas de água doce.

6785065_LGTh5

Grande Porto –  Póvoa de Varzim

Na Póvoa de Varzim a areia é grossa, não viras panado nos dias de mais vento, a água é fria e a maré muitas vezes está forte. Apesar disso, nada se compara à marginal desta cidade, aos campos de volley espalhados pelo areal ou às típicas barracas que pintam o cenário. Se fores percorrer a marginal do passeio alegre a pé, tens sempre a oportunidade de comer um gelado com o sabor que queres, ou de beber uma limonada nas melhores esplanadas, mesmo como se quer nos meses quentes. Podes aproveitar e conhecer melhor esta terra de pescadores com uma visita à Lota. Tu é que decides!

10605573_10202130261771118_646582541_o

Aveiro/Grande Porto – Praia de Espinho

Se és do Porto e achas que já foste demasiadas vezes a Matosinhos neste Verão, então a Praia de Espinho é uma boa alternativa para nortenhos. Reconhecida não só pelo seu fácil acesso através de transportes públicos, mas também pela sua areia branca, a Praia de Espinho torna-se particularmente convidativa aos interessados em experimentar surf, bodyboard ou voleibol de praia. O seu areal extenso bem como a temperatura da água na zona tornam esta praia um espaço convidativo quer para quem quiser passar horas a brincar na água, ou para quem simplesmente deseja tomar uns bons banhos de sol. Não é à toa que esta praia recebeu a tão galardoada Bandeira Azul.

hotelinformation_0

Vila Nova de Gaia /Grande Porto– Praia da Sãozinha

Muito perto da praia de Espinho está a Praia da Sãozinha, que para além de parque de estacionamento gratuito, tem acesso para pessoas de mobilidade reduzida, bar, restaurantes, assim como serviços de primeiros socorros. Para aqueles que não gostam de praias sobrelotadas, a Praia da Sãozinha é a ideal. É por natureza uma praia mais recatada e familiar. Contudo, se tens animais de estimação deves saber que eles não poderão frequentar a praia. É mais uma das muitas praias portuguesas com bandeira azul e se és apreciador de pesca desportiva, poderás observar pela manhãzinha a prática desta modalidade. Já a prática de surf ou bodyboard não é muito aconselhável, devido aos rochedos que se encontram no mar.

vngaia

 

Porto Santo – Arquipélago da Madeira

Se queres aproveitar uns diazinhos sem grande coisa para fazer a não ser praia, o Porto Santo é o destino ideal. Com cerca de 9 km de areia amarela – ao contrário do que acontece na ilha da Madeira – esta é uma das praias preferidas dos madeirenses e de alguns continentais. Com diversos bares ao longo do areal, o espírito nas diversas ‘praias’ – cada zona tem um nome – é sempre muito juvenil e descontraído. Este é um sítio onde podes realmente descansar a cabeça dos dias intensos dos exames e, ao saíres deste pequeno paraíso, desfrutares de uma lambeca, no centro da vila, que vai ser, com certeza, um dos melhores gelados que alguma vez comeste.

porto-santo

Texto escito por: Ana Paula Pinheiro, Marta Spínola Aguiar, Raquel Dias da Silva, Sara Sampaio e Tiago Varzim.