pedro costa

Pedro Costa vence prémio de Melhor Realizador no Festival de Locarno

O realizador Pedro Costa venceu hoje o prémio de Melhor Realizador no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça. 

A distinção é lhe atribuída pelo filme Cavalo Dinheiro, que teve estreia mundial nesta 67.ª edição do evento. A película marca o regresso do português às longas metragens depois de Ne Change Rien (2009). Tido, desde o início do evento, como um favorito ao prémio maior do Festival, o Leopardo de Ouro, chegou ao galardão para a melhor realização.

O Leopardo de Ouro coube ao documentário filipino From What is Before, do realizador Lav Diaz. Este filme, que segundo o jornal Público, assumiu contornos de “acontecimento” no festival, mereceu ainda o prémio FIPRESCI (Federação Internacional dos Críticos de Cinema), o prémio Ambiente e Qualidade de Vida e o prémio FICC/IFFS, que partilhou com Cavalo Dinheiro.

Nos filmes premiados, há ainda que dar relevo à co-produção Songs from the North, feita entre a Coreia do Sul e Portugal, realizada por Soon Mi Yoo, distinguida com o prémio Opera Prima, para primeiros filmes. O prémio especial do júri foi para o norte-americano Listen Up Phillip, de Alex Ross Perry. O brasileiro Gabriel Mascaro também mereceu menção especial por Ventos de Agosto.

Nos prémios de interpretação, o ator russo Artem Bystrovem Durak, e a francesa Ariane Labed, por Fidelio, a Odisseia de Alice, foram os melhores.

Consulta aqui todos os vencedores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
steven spielberg
Steven Spielberg. O que já se sabe sobre o novo filme autobiográfico