tumblr_n5vb6x5odW1rjzck8o2_500

Quando ‘cock’ quer mesmo dizer galo

Logotipos: um dos maiores e mais entusiasmantes desafios para os profissionais na área do marketing e publicidade. O objetivo é sempre o mesmo: “quero algo simples mas que dê que falar e que fique na memória”. Nem todos são capazes, mas há sempre quem consiga aquela ideia genial, tão genial que leva a marca a espalhar-se por esse mundo fora não pelo produto, mas pela sua imagem.

Mas chega de falatório, vamos primeiro meter olhos nisto:

tumblr_n5vb6x5odW1rjzck8o1_500

Este é o logotipo da Dirty Bird Fried Chicken, uma empresa que viaja por festivais e eventos do País de Gales, no Reino Unido, a vender frango frito… e nada mais. Ao longo das últimas semanas, muitas têm sido as críticas dirigidas ao logotipo da empresa pelo seu caráter arrojado, e o The Daily Mirror já ouviu clientes reclamar que aquele tipo de ilustração não é algo bom de ser visto pelos doces e inocentes olhos das crianças.

O criador desta ideia foi Mark James que, quando foi abordado para criar um logótipo para a marca, o único briefing que lhe foi dado foi que o nome da empresa era Dirty Bird e que vendia frango frito. Juntou então as peças e pegou na ideia mais comum da malta da publicidade: brincar com as iniciais, tirando o ‘d’ de Dirty e ‘ b’ de Bird = db. “Aaaaaah, pois é!”, dizem vocês.

Mark jura a pés juntos que o lado mais atrevido do logótipo não foi intencional, mas que resultou apenas da magia da publicidade e da mente humana. Contudo, mal se apercebeu das potencialidades da sua criação, depressa tirou proveito disso com coisas como esta:

tumblr_n5vb6x5odW1rjzck8o3_500 (1)

‘Eat my Thigh’ e ‘Touch my Breast’ são mais slogans disponíveis numa Dirty Bird Fried Chicken perto de si

Apesar das críticas, o The Daily Mirror aponta que grande parte das pessoas aprova a qualidade do frango, mas também há a quem o logótipo interfira no que está a comer. “A comida era digna de lamber os dedos, mas quando vi o logo fiquei um pouco chocada”, disse Denise Leyshon, de 43 anos. Lamber os dedos é falta de educação, minha senhora. Isso é que nos deixa chocados.

Mais Artigos
Netflix
‘The Crown’. Novo elenco inicia as gravações da quinta temporada ainda este ano