Depois de Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Loulé, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano aterra pela primeira vez em Maputo, no Teatro Avenida, onde vai ficar de 19 a 23 de agosto. Esta é uma iniciativa que conta com a colaboração da Embaixada de Itália em Moçambique, responsável por cinco edições do Festival de Cinema Italiano de Maputo

O festival abre com o filme A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, um triplo vencedor, galardoado com o Oscar, Globo de Ouro e BAFTA para Melhor Filme Estrangeiro de 2014. Ficamos a conhecer a história de Jap Gambardella, interpretado por Toni Servillo,  um escritor que, depois de viver décadas à sombra do sucesso e luxo trazidos pelo seu primeiro e único romance, decide voltar a escrever um grande livro. 

a-grande-beleza

Toni Servillo no filme A Grande Beleza

No dia 20 de agosto, é a vez do aclamado Viva a Liberdade, de Roberto Ardò, que fez a sessão de abertura no Cinema São Jorge, em Lisboa. Este filme, também protagonizado por Toni Servillo, faz uma paródia sobre o mundo da política italiana.

No terceiro dia de 8 ½, é exibido um dos filmes vencedores da Festa do Cinema Italiano de 2014, A Máfia só mata no Verão, de Pierfrancesco Diliberto, uma crónica siliciana que nos conta a história de Arturo e as suas tentativas para conquistar o coração da amada.

Dia 22 de agosto a Festa é dupla: às 16h00, há uma sessão infantil, com o filme A Gaivota e o Gato, de Enzo d’Alò, e, pelas 19h00, é exibida a comédia Uma Família Perfeita,de Paolo Genovese, sobre um milionário que, para combater a solidão, contrata uma companhia de atores para se fazerem passar pela sua família no dia de Natal.

A sessão de encerramento do 8 ½ Festa do Cinema Italiano de Maputo está marcada para dia 23 de agosto e conta com o filme A Melhor Oferta, de Guiseppe Tornatore, autor do inesquecível Cinema Paraíso.

Mas o festival não fica por aqui. Depois de pisar solo africano, o 8 ½ faz as malas e ruma até a Porto Alegre, no Brasil, para uma estada que irá de 25 a 31 de agosto.

A programação pode ser consultada aqui. A entrada é gratuita.