Morrissey deverá ter concerto marcado em Lisboa a 6 de outubro deste ano. A informação é avançada pelo próprio no site True To You, dedicado ao cantor, em que o próprio Morrissey faz ocasionalmente comunicados oficiais. A confirmar-se, este é o regresso do ex-vocalista dos Smiths a Portugal depois do cancelamento do concerto no Cascais Music Festival, em julho de 2012.

A informação do concerto surge no final de um comunicado publicado por Morrissey ontem, 5 de agosto, em que começa por agradecer a vários utilizadores do YouTube por criarem vídeos não-oficiais para o tema World Peace is None of Your Business, do álbum com o mesmo nome lançado este ano. Depois de alguns parágrafos em que discute algumas das suas motivações – “liberdade, igualdade e fraternidade são a essência desta canção” -, Morrissey agradece a vários países onde o novo álbum conseguiu boas vendas – Portugal não está incluído.

No final, a informação de que a tour do novo álbum começa de facto em Lisboa, sem mais nenhum detalhe. O comunicado pode ser lido aqui.

World Peace is None of Your Business é o décimo álbum a solo de Morrissey, depois do final dos Smiths, em 1987. O álbum chegou ao número 2 no Reino Unido e ao número 14 nos Estados Unidos, depois de um processo demorado para conseguir um contrato com uma editora, e de uma tour de apresentação americana que terminou a meio devido a problemas de saúde do cantor e também da banda. O concerto de 2012 em Cascais foi cancelado no próprio dia, alegando também um problema de saúde.