A RTP2 vai dedicar um programa especial aos Beatlespor ocasião dos 50 anos do álbum A Hard Day’s Night. O programa será transmitido esta terça-feira (29), a partir das 23 horas, e à conversa estarão figuras ligadas ao mundo da música e do entretenimento.

Editado em julho de 1964, A Hard Day’s Night é o terceiro disco da banda e o primeiro a ser integralmente composto por originais de Lennon e McCartney. Na mesma altura foi também lançado um filme com o mesmo nome que retrata um dia da vida do grupo, bem como toda a histeria em volta de uma banda de rock que acaba de experimentar o sucesso mundial. O filme dos Beatles chegou a ser nomeado para dois Óscares. O cinema da época era, de resto, um grande divulgador de músicos.

É a partir do lançamento de A Hard Day’s Night que a febre se alastra a Portugal que, como todo o mundo, não ficou indiferente aos rapazes de Liverpool e àquela nova e revolucionária maneira de fazer música. Para além da faixa que dá nome ao álbum, canções como I Should Have Known Better, I’m Happy Just To Dance With You ou Can’t Buy Me Love foram a partir dali o mantra de qualquer grupo de rock.

A Beatlemania, a influência nos ritmos modernos nacionais, as visitas de Paul McCartney a Portugal e muitas mais histórias do incrível mundo dos Beatles serão recordadas por Rui Pêgo e os convidados Luís Pinheiro de Almeida, Teresa Laje, Mário Augusto e David Ferreira.