Exposiçoes de João Botelho e Maria Gabriela Llansol em Guimarães

Exposições de João Botelho e Maria Gabriela Llansol em Guimarães

O cineasta João Botelho e a escritora Maria Gabriela Llansol vão ter direito a duas exposições durante o 3.º ciclo expositivo de 2014 do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães.

A exposição dedicada ao realizador de Filme do Desassossego e Os Maias chamar-se-á Só acredito num deus que saiba dançar (em alusão ao filósofo alemão Nietzsche) e situa-se nas salas 5 e 6 do piso 1 do edifício. A ideia dos organizadores é salientar a ligação que os trabalhos de João Botelho têm com o imaginário da arte, desde a pré-história à contemporaneidade, apontada principalmente à pintura dos séculos XVI e XVII. Para Nuno Faria, diretor artístico do CIAJG, esta será uma experiência percetiva que “pela diferença de escala e de suportes, será radicalmente diferente da de uma tradicional sala de cinema“.

A escritora Maria Gabriela Llansol terá também um espaço no CIAJG que vai abordar o universo da poesia a partir da sua obra, Lisboaleipzig. A organização convidou a pintora Ilda David e o fotógrafo Duarte Belo a percorrer visualmente o livro mais emblemático de uma das autoras mais inovadoras da literatura contemporânea portuguesa, falecida em 2008. A exposição tem o nome de O encontro inesperado do diverso, o subtítulo do primeiro volume de Lisboaleipzig, e pode ser visitada no piso -1.

Domingo, dia 27, ambas as exposições serão promovidas junto do público. Será organizada uma conversa em torno de Lisboaleipzig junto de várias personalidades ligadas a Maria Gabriela Llansol, e às 16h00 João Botelho conduzirá os visitantes numa visita guiada pela sua obra. Para além destas duas atrações, vão estar ainda expostas obras da coleção de Arte Tribal Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Chinesa Antiga.

O 3.º ciclo expositivo de 2014 do Centro Internacional das Artes José de Guimarães tem início hoje e decorre até dia 12 de outubro. As exposições podem ser visitadas desde as 10h00 até às 19h00 e aos domingos de manhã a entrada é livre. Durante o primeiro fim de semana do novo ciclo, que pretende ser de celebração, a entrada será gratuita.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Guia TV: As melhores opções para ver no fim-de-semana prolongado