império-globo

Nova novela da Globo tem pior estreia da história do canal

Império, a nova novela da Globo assinada por Aguinaldo Silva, gerou expectativa mas não podia ter arrancado pior. Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o primeiro capítulo da novela marcou 30.5 pontos de audiência média e 47% de share em São Paulo, o pior resultado de uma estreia desde que as novelas passaram a ser exibidas às 21 horas.

Ainda que os valores pareçam ser extraordinários para a realidade portuguesa – a estreia da novela portuguesa Sol de Inverno, por exemplo, não foi alem dos 37,9% de share, este é um revés significativo para a Globo, que esperava recuperar os bons valores no horário. As mais recentes novelas do canal não conseguiram chegar aos 40 pontos de audiência média, quando nos anos 1990 era comum chegar-se aos 60.

Contudo, as críticas foram positivas e a estreia teve uma forte repercussão nas redes sociais, chegando a trending topic no Twitter. Os analistas brasileiros acreditam que a novela tem fortes possibilidades de crescimento e superar as suas antecessoras, principalmente Em Família (atualmente em exibição no horário das 19h na SIC), que teve uma das piores médias da Globo e marcou um recorde negativo para um último episódio, na passada sexta-feira. A novela foi até encurtada devido aos seus maus resultados.

Não faltam também críticos que declaram o fim do “império Globo”, com uma curva descendente no consumo das novelas na última década. Salve Jorge (rebaptizada de A Guerreira pela SIC e exibida às 00h), Amor à Vida (actualmente em exibição às 23h na SIC) e Em Família vieram enfraquecer alguma da popularidade que Avenida Brasil (exibida em 2013 em Portugal), conseguiu junto do público brasileiro.

Ainda não há informação se a nova novela será comprada pela SIC, mas é expectável que venha substituir Amor à Vida no horário nobre do canal português.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
5starz
‘5Starz’. Nova série da RTP foca-se nos trabalhadores de entregas ao domicílio