A rubrica “5”, iniciada em Fevereiro de 2014, pretende trazer aos leitores cinco factos cinematográficos de quinze em quinze dias. O tema varia em todos os artigos e a abrangência do mesmo é quase inesgotável.

Algumas apagadas, outras que até têm tido sucesso, o Espalha-Factos escolheu cinco personagens infantis de filmes que marcaram a infância de quem já tem idade suficiente para sentir nostalgia ao revê-los. E agora pensamos: ”mas o que é feito deste/a miúdo/a?”. Vamos então saber.

Daniel LaRusso Momento da Verdade (1984)

Ralph Macchio

Ralph Macchio não conseguiu ser mais do que Daniel “San” LaRusso na trilogia de Karate Kid. Ao lado do mestre Miyagi (Pat Morita – 1932-2005), Ralph fez com que todos quiséssemos aprender karate, mesmo que isso significasse ter de pintar toda a vedação do mestre. Depois do furor apegado a esta personagem nos anos 80, pouco mais se ouviu falar de Ralph: pequenas participações em series televisivas (em Betty Feia como Archie Rodriguez e em Foi Assim que Aconteceu – T8E22, The Bro Mitzvah), e outras em alguns filmes (A Encruzilhada – 1986, Hitchcock – 2013). Actualmente, permanece afastado da sétima arte, fazendo apenas participações em programas televisivos, como por exemplo, em Dança com as Estrelas (na 12.ª edição).

Ralph Macchio em Betty Feia (2009)

 

Gordie, Chris, Vern e TeddyConta comigo (1986)


stand by me
A adaptação ao cinema da obra de Stephen King que conta a aventura de quatro rapazes em busca de um cadáver já foi há 28 anos. Na altura, os jovens atores tinham 14 (Gordie), 16 (Chris),15 (Teddy) e 12 anos (Vern). Todos tiveram passagens pelo cinema, com interpretações pouco relevantes, à exceção de River Phoenix (Chris) que em 1991 protagonizou A Caminho de Idaho ao lado de Keanu Reeves, e de Corey Feldman (Teddy), em Os Goonies (1985) e Os Rapazes da Noite (1987). Atualmente, VernJerry O’Connell – é o rosto que nos é mais familiar pela sua participação em séries televisivas como The Defenders. River Phoenix (Chris), talvez a melhor interpretação entre os quatro atores em Conta Comigo, faleceu em 1993, aos 23 anos, vítima de uma overdose.

stand by me grown up

Jerry O’Connel (Vern), Corey Feldman (Teddy) e  Wil Wheaton (Gordie)

 

MatildaMatilda, a Espalha Brasas (1996)

matilda 1996

Uma das interpretações infantis femininas mais marcantes, Matilda (Mara Wilson), a menina incompreendida no seio familiar que encontra segurança na professora e nos seus poderes sobrenaturais. Apesar de não ser a sua primeira aparição no grande ecrã, esta foi a personagem que a tornou famosa no mundo do cinema. Depois de se afastar das câmaras em 2000, por, como admitiu, não sentir “liberdade criativa” suficiente, tornou-se escritora, argumentista e atriz de dobragens, profissões que mantém até aos dias de hoje.

mara wilson

Cindy Lou WhoHow the Grinch Stole Christmas (2000)

Grinch

Taylor Monsen, a rockeira de The Pretty Reckless, interpretou Cindy Lou Who aos 7 anos de idade. Taylor começou a carreira de artista como atriz e aos 16 anos tornou-se música e modelo. Entre 2007 e 2012 participou na série Gossip Girl como Jenny Humphrey. Depois de deixar a carreira de atriz, dedicou-se à banda de que é vocalista, The Pretty Reckless, e aos trabalhos como modelo.

cindy lou who

Billy Billy Elliot (2000)

billy eliot

Esta personagem pertenceu a Jamie Bell, que se estreou no cinema, e como ator, neste filme aos 14 anos. A estreia só pode ter sido em grande, não fosse o prémio BAFTA de Melhor Ator Principal que ganhou com este papel. Seguiram-se  King Kong (2005), Jumper (2008), As Aventuras de Tintin (2011), Jane Eyre (2011) e Ninfomaníaca (2013). Fora do grande ecrã, participou no videoclip de Wake Me Up When September Ends de Green Day, ao lado de Evan Rachel Wood, com quem se casou em 2012 e teve um filho. A relação acabou em maio deste ano. Em projeto tem as filmagens de The Fantastic Four, no papel d’A Coisa, que tem estreia agendada para o próximo ano.

jamie bell
Jamie Bell At The ‘TinTin’ Film Premiere