app

App’s. Sobrevive nos festivais com o teu Android

Quer seja para ligar a um amigo perdido ou até para consultar trajetos para um determinado local, é sempre importante que o nosso smartphone esteja sempre operacional para atender os nossos pedidos, mas há muitas mais funcionalidades que podes explorar com o teu pequeno equipamento durante um festival de verão. Caso eventos como o Super Bock Super Rock ou o MEO Sudoeste estejam na tua agenda, consulta aqui uma lista de aplicações que deverás ter instaladas no teu dispositivo Android antes de pores a mochila às costas rumo aos dias mais loucos da tua vida.

  • Aplicação oficial dos festivais

É sempre importante que carregues ‘no teu bolso’ a aplicação oficial dos festivais para onde vás. É através dela que poderás ter acesso rápido a informações importantes como os artistas que vão atuar em determinado dia, o palco onde eles vão estar e até mesmo a hora. A aplicação oficial do MEO Sudoeste, por exemplo, permite a autenticação através do Facebook e podes inclusive estabelecer um alarme que te avisará quando o concerto de determinado artista estiver prestes a começar!

MEO Sudoeste

Quando não existe aplicação oficial do evento, como é o caso do Super Bock Super Rock, alternativa é optar pela  FestivALL. Tal como o nome indica, esta app alberga todos os festivais que existem em território nacional e tem uma interface muito simplista e de fácil interação! Para além de preços de bilhetes, informação relativa a transportes e até sobre as condições meteorológicas, podes também aceder à planta do local do festival e, claro, saber as horas e locais dos concertos.

Um festival de música serve geralmente de palco para dezenas de bandas, e nem todas podem estar incluídas na tua lista de preferidas. Contudo, se passares por algum palco e a música te agradar, o Shazam ajuda-te a descobrir mais sobre ela, bastando para isso que deixes a aplicação ‘ouvir’ a música.

Screenshot_2014-07-17-02-26-28

Caso esteja nos seus registos, o nome da música e o respetivo intérprete irão surgir no ecrã num espaço de segundos. Quem sabe não te tornarás um fã!

Hoje em dia, as máquinas fotográficas digitais servem apenas para apanhar pó, tal é a qualidade dos sensores fotográficos dos nossos smartphones, já para não falar no quão prático é ter um ‘tudo em um’. Mas imagina que, ao longo do festival, tiraste centenas de fotografias dos artistas, dos teus amigos, a ti mesmo (selfieeeeeeees!), mas, por qualquer razão, o teu telemóvel estraga-se, é roubado ou o cartão de memória fica inacessível. É aqui que entra o Dropbox.

Screenshot_2014-07-17-02-33-00

O Dropbox é um serviço de cloud, que permite armazenar fotografias e outros ficheiros num ‘compartimento online‘ para estar acessível onde quer que estejas, desde que tenhas uma ligação à internet. Uma das funções da aplicação mobile é o upload automático de fotografias e vídeos, ou seja, assim que tiras uma fotografia, esta é logo enviada para a Dropbox. Desta forma irás poder recordar aqueles momentos mágicos mesmo que o teu smartphone tenha sido roubado.

Sejamos sinceros: quantos de vocês gostam de publicar fotos nas redes sociais durante um festival, só para fazer inveja a este ou aquele amigo que não quis ir convosco? Ou então: quantas fotos é será preciso publicar no Instagram para que todos fiquem a saber daquela vossa noite inesquecível a ver Hardwell no palco?

Antes mesmo de colocar a fotografia online, é sempre preciso uma ou outra edição. O VSCO Cam um dos melhores editores disponíveis para plataformas mobile, permitindo alterar a aspetos como a temperatura, a exposição, o contraste e até aplicar filtros que não encontras no Instagram. Contém ainda um modo de partilha rápido nas redes sociais.

Screenshot_2014-07-17-02-34-16

É incrível a quantidade de espaço que o cache (ou lixo eletrónico) se pode acumular no nosso smartphone, roubando espaço essencial para mais fotografias e mais vídeos. O Clean Master é o ‘doutor’ de serviço que faz o diagnóstico completo às tuas pastas para detetar que ficheiros desnecessários estão lá alojados. Para além disso, pode também ‘matar’ aplicações que estejam a correr em ‘background‘ e que te estão a roubar bateria.

Screenshot_2014-07-17-02-34-47

Os festivais costumam ter disponíveis serviços médicos em regime permanente, mas por não estares perto o suficiente ou até mesmo por não haver tempo, podes ser tu que terás de auxiliar um amigo ou um desconhecido. A First Aid carrega consigo os cuidados básicos que devem ser rapidamente tomados em dezenas de situações de emergência (como desmaios ou dificuldades em lidar com o calor), estando divididos por secções e até com ilustrações intuitivas para facilitar o auxílio. E nunca te esqueças: com a saúde não se brinca.

Screenshot_2014-07-17-02-35-34

Vai chover? Vai fazer vento? Devo levar casaco? E se depois levo e não preciso? Vou ter de andar com ele na mão a noite toda? Pergunta ao teu smartphone! A aplicação Tempo do Yahoo contém informações como a probabilidade de precipitação, a velocidade do vento, e claro,  as máximas e mínimas previstas hora a hora para um intervalo máximo de dez dias.

Screenshot_2014-07-17-02-36-08

Nem fazes ideia da falta que isto te vai fazer. Caso o teu smartphone não venha com uma aplicação do género instalada de origem, fica com esta sugestão bastante completa: Lanterna – Tiny Flashlight.

P.S.: Escusado será dizer que a existência de flash no smartphone é fulcral para o seu bom funcionamento!

Manteres-te a par do que vai acontecendo no mundo enquanto dás numa de ‘party all night‘ durante três dias ou uma semana não é fácil, mas a Últimas Notícias pode ajudar-te.  As notícias são separadas em categorias e tem até as capas dos jornais. Só é pena que os websites nem sempre se adequém da forma mais correta ao tamanho do ecrã.

Sem Título

Outras ‘tech tips‘ importantes

– Não, não está na lista, mas é essencial que tenhas a aplicação do Facebook no smartphone! A altura em que se anotava os nomes e números de telemóvel nos cadernos já passou, pois agora, tudo o que terás de fazer é pedir o nome da rapariga ou rapaz que acabaste de conhecer e encontrar o seu perfil na maior rede social do mundo. Para facilitar a tarefa, poderás criar um código QR com o teu perfil!

– É uma excelente ideia levares um carregador externo, ou até um carregador portátil com um painel solar, mas tem muita atenção ao produto que compras, especialmente se o meio de compra for o online. Duvida sempre de um aparelho incrível com capacidade para 30 mil mAh e que garante 10 carregamentos ao teu smartphone

Faz download dos mapas do local do festival que estão disponíveis nos websites oficiais. Isso pode estar disponível na aplicação oficial, é certo, mas para teres acesso a ela terás de estar ligado à internet, o que nem sempre é possível no meio de um parque de campismo.

– Por falar em internet: compra um pacote de dados no mês do festival! Fotos para o Instagram, vídeos para o Facebook, upload para a Dropbox, aceder a esta e àquela aplicação que requer uma ligação, e quando dás por ti estás sem dados logo no primeiro dia. Valerá certamente a pena comprar um pacote de 250 ou 500 MB para teres uma preocupação a menos.

– Certifica-te de que ligas à tua mãe todos os dias. Não queiras deixar a senhora a morrer de preocupação!

 

Mais Artigos
'Red, White and Blue' da coleção 'Small Axe'
‘Small Axe’: ‘Red, White and Blue’ chega à HBO