Spotify. 7 músicas que provocam sentimentos

O Spotify divulgou hoje um top de faixas que induzem emoções e sensações específicas, segundo especialistas na área da Psicologia Cognitiva e Neurociência. Birthday de Katy Perry, associada a estados de felicidade e I Need dos One Republic, ligada a sentimentos melancólicos, são dois dos exemplos.

Jacob Jolij, professor de Psicologia Cognitiva e Neurociências, em conjunto com outros especialistas da Universidade de Groningen, divulgou através do serviço de streaming de música Spotify um estudo incidente sobre as canções que despertam de modo mais genuíno emoções diversas, como a nostalgia, a alegria e a raiva.

  • O sentimento de felicidade é espelhado em ritmos rápidos, fortes e em letras de pendor positivo. Birthday de Katy Perry é o exemplo paradigmático definido pelo estudo, canção que encoraja movimentos ativos e que estimulam o bom humor.
  • A tristeza, por outro lado, é despertada por músicas mais lentas e num tom menor, às quais se associam letras com conotações mais negativas. I Need dos OneRepublic remete-nos inconscientemente, segundo o estudo, para sentimentos de derrota e incerteza.
  • O otimismo é visto pelos psicólogos como uma emoção complexa e construída com as nossas experiências ao longo do tempo. As canções otimistas partilham as suas características com as músicas felizes em termos de forma – tons fortes e ritmos agitado – porém, é na letra que é fornecido o contexto adicional. Best Day of My Life dos American Authors foi o exemplo dado neste estudo, como uma música que fornece um contexto de otimismo, em vez de melhorar levemente o humor.
  • A raiva é uma emoção básica e espontânea, negativa e, por isso, associada também a músicas em tom menor. É uma sensação que, todavia, envolve ação e movimento, ou seja, está associada a ritmos fortes, tais como o do hit Bad de David Guetta.
  • O medo está associado, por sua vez, a uma sensação negativa à qual se responde com uma reação de luta ou fuga. A música que pode ajudar a superá-lo precisa de ser lenta, mas num tom maior que proporcione sentimentos positivos, tal como Magic dos Coldplay.
  • A excitação acontece na presença de hormonas específicas no nosso corpo, como a adrenalina e as endorfinas. A banda sonora para este estado de espírito redunda em músicas positivas, em tons maiores, muito ritmo e uma batida forte e sonante. Wake Me Up de Avicii é o exemplo de que, em estados de excitação, o poder do ritmo ofusca o da letra da canção.
  • O sétimo sentimento versado pelo estudo é o da nostalgia, afeto a letras sentimentais que remontam para um local, uma memória ou alguém especial. All of Me de John Legend é o hit deste ano que melhor espelha essa sensação.

Se queres experimentar, com as tuas emoções, este top de músicas indutoras de sentimentos, ele está disponível no Spotify. Ouve e diz-nos como correu a experiência sensorial!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
All Together Now
‘All Together Now’. Programa tem estrutura com mais de 20 câmaras e 150 microfones