images

Lisboa é a Capital Europeia de Músicos de Rua até domingo

A comemoração da Capital Europeia de Músicos de Rua começou esta segunda feira e só acaba no dia 20, domingo. Entre atuações por várias zonas de Lisboa e também no Meco, em Sesimbra, a arte musical da rua celebra-se assim, com dezenas de músicos de várias cidades europeias, pelas mãos da TSF.

De segunda a sexta-feira, sem restrição de locais ou horários para as atuações, os músicos vão tocando ao  longo do dia, entre as 10h30 e as 20h00, em vários pontos da capital, passando por locais como o Rossio, o Chiado e o Cais do Sodré. Conforme Paulo Baldaia contou à Lusa, esta liberdade tem uma razão de ser – “Eles vão tocando e param conforme entendem. Além disso, tentam que as pessoas gratifiquem o seu trabalho, porque ser músico de rua é um modo de via e um trabalho, é disso que eles vivem”

A comemoração não podia ser mais internacional, estando presentes músicos de Madrid, Berlim, Atenas, Londres e Bruxelas. No Sábado, o coletivo dos vários artistas viaja para o Meco, onde decorre este fim de semana o Super Bock Super Rock, para levar a música de rua até à Herdade do Cabeço da Flauta.

No domingo, o encerramento é feito numa festa no Terreiro do Paço, aproveitando a infra-estrutura montada para o mundial de futebol, onde se juntam os Kumpania Algazarra e Vitorino. Para quem conheça estes dois últimos percebe a razão do convite, os Kumpania Algazarra mostram grande parte da sua música na rua e Vitorino, conforme o diretor da TSF também explicou “iniciou a sua carreira a tocar nas estações de metro de Paris”.

A iniciativa teve origem na altura das eleições europeias, quando uma repórter da rádio foi enviada a várias cidades, para informar na antena da TSF como estava a ser vivida a campanha, mas também para procurar músicos que tocassem na rua, que tivessem qualidade e estivessem disponíveis para virem a Portugal a convite da TSF”.

A Capital Europeia de Músicos de Rua tem ainda como parceiros a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, empresa municipal responsável pelos eventos e equipamentos culturais da cidade de Lisboa.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The Weeknd After Hours
The Weeknd reforça críticas aos Grammys e é apoiado por Elton John e Drake