Depois da estreia no Teatro Rivoli do Porto, a peça Gisberta, com interpretação de Rita Ribeiro, está em cena no Cinema São Jorge a partir de quinta-feira, 17 de julho, até 22 de agosto. O papel valeu à atriz uma nomeação de Melhor Atriz dos Globos de Ouro 2014.
A primeira versão de Gisberta teve uma duração de 15 minutos e estreou em 2013, no Teatro Rápido em Lisboa. Em dois anos, esta pequena peça atingiu “um recorde absoluto de público” e, devido a este sucesso, procedeu-se a um alargamento de uma hora para ser apresentada em outras salas de teatro portuguesas.
A estreia da segunda versão do espetáculo aconteceu a 3 de outubro do ano passado, no Teatro Baltazar Dias no Funchal. Ao todo, Rita Ribeiro fez cinco representações naquele espaço. Antes de permanecer quase um mês no Porto, Gisberta foi representada em São Miguel, nos Açores, em Portimão e em Santarém.
O público voltou a encher as salas do Rivoli no Porto, entre os dias 30 de janeiro e 23 de fevereiro. Gisberta “é uma chamada de atenção e um apelo à tolerância face à diferença” e, apesar da maioria do texto ser ficcional, é inspirado na história do assassinato da transexual Gisberta, encontrada morta no Porto em 2006.
Rita Ribeiro interpreta o papel de mãe de Gisberta, personagem que relata os factos da vida do “seu menino” aos jornalistas. Conta todos os acontecimentos da sua infância até ao momento em que o seu filho viaja para o Brasil em busca do “seu direito de ser vista e respeitada como mulher”.
A peça, escrita e encenada por Eduardo Gaspar, está em cena no Cinema São Jorge, em Lisboa, até 22 de agosto. De quinta-feira a sábado decorre às 22h00 e domingo está em cena às 17h00.
Para saberes mais sobre esta peça, podes ver a entrevista dada pela atriz: