A final do Mundial 2014 entre Alemanha e Argentina, transmitida ontem às 20h na RTP1, levou a noite dos canais privados a mínimos e fez mossa também nas médias gerais do dia. O jogo foi o segundo mais visto deste Mundial, ficando apenas atrás do Portugal-E.U.A., e terminou com uma média superior a dois milhões e meio de espectadores, com um share de 57,6%.

A final da competição, que teve que contar com 30 minutos de prolongamento, fez penar o entretenimento da SIC e da TVI. Rising Star – A Próxima Estrela marcou 7.9 pontos de audiência 18,1% de share, só chegando à liderança no apito final do jogo. O Poder do Amor na SIC caiu consideravelmente, a não passar dos 13,6% de share e 6.1 pontos de audiência, que equivalem a pouco mais de meio milhão de espetadores.

O The Voice Portugal sofreu também com o prolongamento do jogo e só terminou perto das duas da manhã. Ainda assim, na passagem do Alemanha-Argentina para o talent-show, a RTP1 teve uma queda livre no share, passando de valores perto dos 60% para os 18% em poucos minutos. O programa, que está já na sua recta final, não foi além dos 5.1 pontos de audiência e os 19,4% de share, ainda que esteja a ter uma forte exposição nas redes sociais devido a um incidente com Rui Reininho no decorrer da gala.

Os valores baixos da noite de domingo fizeram com que o top 5 do dia fosse pouco usual. A final do Mundial ficou em primeiro, com o Primeiro Jornal da SIC em segundo, Rising Star em terceiro, o Telejornal da RTP1 em quarto e o Vida Selvagem da SIC, espaço de documentário antes da hora de almoço, a ser o quinto programa mais visto do dia.

A média do dia fica:

Cabo – 29,9%

RTP1 – 27,6%

TVI – 17,4%

SIC – 12,8%

Outros – 3,2%

RTP2 – 3,2%