A violência doméstica é um problema que, devido à sua gravidade e ao facto de se verificar a uma escala mundial, tem despertado a atenção de inúmeros ativistas, nomeadamente artistas. Saint Hoax e AleXsandro Palmobo são dois exemplos de autores que, nas suas mais recentes campanhas: Happy Never After e No Violence Against Women, utilizaram personagens de animação como protagonistas desta situação, com o intuito de alertar a população para o facto: a tragédia pode também abater-se num mundo aparentemente perfeito.
O artista Saint Hoax criou uma campanha intitulada Happy Never After, a qual utiliza as princesas da Disney como vítimas de violência doméstica. O slogan utilizado – “When did he stop treating you like a princess?” (“Quando é que ele parou de te tratar como uma princesa?”) – visa exactamente sublinhar o facto de que estas personagens, desde sempre vistas como o expoente da perfeição feminina, podem também tornar-se mártires desta situação.
Saint Hoax é um artista do Médio Oriente, cuja arte se revela socialmente intervencionista, tentando expor as injustiças e as crueldades da sua região. Neste projeto, as imagens têm o propósito de ser altamente chocantes, já que as princesas surgem com olhos negros e feridas ensanguentadas.
A obra pode ser conferida abaixo. Para saberes mais sobre Saint Hoax, podes visitar a sua página oficial aqui. Para leres mais sobre uma outra campanha do mesmo artista, neste caso contra o abuso sexual infantil, poderás ler a notícia que o Espalha-Factos fez sobre a mesma.
Abordando a mesma temática, o artista italiano AleXsandro Palmobo pegou, por sua vez, nos cartoons favoritos da população americana para criar a campanha No Violence Against Women (Fim da Violência Contra as Mulheres). O seu trabalho satírico retrata personagens como os Simpsons, os Flinstones, entre outros, em situações semelhantes às princesas da Disney.
O artista reconhece que este é um problema assinalado à escala mundial e que muitas das vítimas permanecem em silêncio, levando vidas aparentemente normais. Segundo o portal Domestic Violence Statistics, nos Estados Unidos, uma mulher é abusada fisicamente a cada nove segundos. A violência doméstica é também sublinhada como a principal causa de ferimentos das mulheres – mais do que acidentes de carro ou assaltos, por exemplo.
Podes conferir este projecto em baixo. AleXsandro Palmobo tem também uma página oficial, que pode ser visitada aqui.